assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa: como mensurar resultados

Por Gabriel Pedreschi

Após contratar o serviço de assessoria de imprensa, como a empresa entenderá o resultado alcançado de uma ação específica ou do trabalho mensal do serviço contratado?

Antes de abordarmos como o cliente receberá o relatório, vale lembrar que cada agência conta com um método diferente para seus relatórios, que podem ser: centímetro por coluna, ou mensuração de impactos ou dos “Princípios de Barcelona”, que considera a qualidade das publicações (veículos de alta relevância), não a quantidade.

Como demonstrar os resultados em assessoria de imprensa?

Para facilitar a compreensão, a agência contará com algumas informações básicas e separadas, como: valoração da matéria, audiência, mídia provocada ou espontânea, classificação (positiva, neutra ou negativa), tipo de veículo e sua relevância.

Por exemplo: um cliente da área de economia teve uma matéria no jornal Valor Econômico, considerado o maior no setor de negócios. Para deixar a informação mais completa, a clippadora (ou a própria agência), calculará o valor daquela página e o espaço ocupado pelo cliente, chegando na valoração da matéria.

Para descobrir sua tiragem e sua relevância (TIER), é utilizado o mídia kit do jornal (ou do site), chegando ao número de 60.000 tiragens e sua importância para a área econômica, definindo o mesmo como TIER 1.

Feito isso de maneira individual para cada matéria, a agência montará o relatório, que será a soma de todos os resultados de cada publicação em um espaço definido de tempo (geralmente referente ao mês anterior).

Com a explicação do que foi trabalhado, o mesmo arquivo contará com gráficos adaptados para cada informação e sempre visando a necessidade do cliente.

Ou seja, cada cliente contará com um relatório desenvolvido sob medida para a sua necessidade, o que qualificará o trabalho desenvolvido e será fundamental para entender como os resultados estão sendo aprimorados ou precisam de uma correção.

A Race Comunicação desenvolve, além da assessoria de imprensa, diversos outros serviços em comunicação, como marketing digital, media training, criação… Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada para as necessidades da sua empresa.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »