Graças aos nossos anos de bagagem, experiência e aos profissionais capacitados que temos, um dos trabalhos que oferecemos é o de consultoria de comunicação: um processo analítico que, com base em dados, resulta em um diagnóstico claro da situação comunicacional de uma empresa. A partir daí, apresentamos recomendações, traçamos planos e estratégias para auxiliar nossos clientes a obterem os resultados esperados.
Por meio de um trabalho direcionado realizado junto com a
participação do cliente, a nossa equipe de comunicação obtém
dados e subsídios para elaborar um diagnóstico sobre os pontos
fortes e oportunidades para a comunicação corporativa da
empresa, e aponta detalhadamente recomendações que devem ser
seguidas para que a comunicação corporativa seja mais efetiva e
eficaz.
Analisar uma empresa não é tarefa simples. São necessárias várias horas de trabalho para entender o que a empresa faz, como ela faz, para quem e quais são os públicos de interesse. Muitas perguntas devem ser respondidas antes de qualquer análise e isso tudo faz parte do trabalho inicial de imersão na cultura, nos processos e nos produtos e serviços das empresas.
Após uma completa e profunda análise de vários aspectos da organização, somos capazes de analisar como é a comunicação corporativa da empresa. É possível chegar a uma análise completa de como funciona e como ela está sendo trabalhada.
Diagnóstico
Será que você conhece bem a sua empresa? E como fazer bem sua comunicação? Pode parecer simples responder a estas perguntas, mas quando se analisa detalhadamente cada ponto da organização, é perceptível que nem sempre o melhor caminho está sendo seguido.
Por meio de uma consultoria, avaliamos tudo o que compõe a comunicação da sua empresa: os departamentos envolvidos e como cada área está trabalhando para construir o nome da organização. É feita uma análise dos dados e são identificadas as oportunidades para melhorar os processos e assegurar o sucesso da empresa.
Recomendações estratégicas
Quando bem trabalhada, a comunicação pode auxiliar no crescimento de escala das organizações. Colaboradores por dentro das novidades, imprensa bem informada, comunidade bem atendida, ou seja, bom relacionamento com todos os stakeholders é fundamental para o crescimento da empresa.
O nosso time de consultores é capacitado para sugerir um planejamento estratégico pensado para as necessidades da empresa, visando diminuir a diferença entre como a empresa é vista e como as pessoas realmente a enxergam. As recomendações apontam quais atividades de comunicação devem ser tomadas para estreitar essa distância, além de propor ações que impactam diretamente no planejamento estratégico da empresa.
Consultoria de comunicação interna
O relacionamento de uma empresa com seus públicos é chave para seu sucesso. Algumas instituições acreditam que conversar com seus funcionários, clientes, influenciadores e jornalistas é o suficiente; no entanto, a comunicação precisa ser uma via de mão dupla, onde ambos falam e ouvem.
A consultoria de comunicação realizada pela equipe da Race Comunicação analisa e avalia o relacionamento com os públicos de interesse, colhendo informações e percepções referentes ao sentimento dessas pessoas. Ao final do estudo, apontamos as falhas, propomos mudanças e sugerimos melhorias na comunicação para garantir que a empresa seja percebida pelos seus públicos da mesma forma que ela quer ser vista.
Comunicação corporativa e empresarial
A comunicação empresarial compreende o relacionamento com todos os stakeholders, sejam colaboradores ou imprensa. Por este motivo, é preciso customizar as informações em diferentes nuances para, assim, agregar valor à marca organizacional e atingir integralmente os principais públicos de interesse.
Ajudamos sua empresa a alinhar discursos dentro do ambiente corporativo, engajar a equipe interna, estreitar a comunicação com a imprensa e melhorar o relacionamento com a comunidade, mantendo uma imagem positiva.