Por Maira Manesco
As agências se dividem em vários nichos do mercado de comunicação, existem as agências digitais – especialistas em redes sociais, as agências de publicidade e marketing – focadas em campanhas publicitárias nos meios de comunicação, as agências de assessoria de imprensa – conhecedoras do relacionamento com as mídias, entre muitas outras. Há também as agências integradas, conhecidas como agências de comunicação corporativa ou empresarial, ou ainda como agências de relações públicas.
Estas últimas possuem a missão de atender os clientes da forma mais completa possível. Para isso oferecem serviços de assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de crises, gestão de redes sociais, etc. Trabalhando desta forma é possível agregar valor à marca do cliente e estreitar seu relacionamento com os principais stakeholders.
As agências de comunicação corporativa transitam por todos os caminhos que uma organização precisa passar para ser reconhecida por seus públicos. Trabalham as ações, as estratégias e as ferramentas de comunicação de forma planejada e integrada, respeitando as características de cada cliente. Além disso, estas agências possuem uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de jornalismo, relações públicas e publicidade, o que torna a dinâmica dos processos e o trabalho ainda mais enriquecedor.
* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.
Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.