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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

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6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

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Podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher?

Por Priscila Santana O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia …

Por Amanda Lima

Quando estão diante de nós possibilidades modernas e arrojadas em comunicação, como novos aplicativos, plataformas para encontrar influenciadores digitais ou ferramentas de SEO, pensar na clássica e velha conhecida newsletter parece pouco inovador ou empolgante. No entanto, apesar de parecer uma ferramenta antiga, as newsletters ainda representam uma maneira eficiente e necessária para iniciar conversas, gerar leads e manter uma relação íntima com os stakeholders de uma empresa.

O que está em jogo é usar esse recurso de forma eficiente e que de fato atraia a atenção do receptor. Fácil de dizer, desafiador no momento de executar. Como encontrar a medida ideal em um universo de organizações com objetivos tão diversos, que se comunica com pessoas tão exigentes por conteúdo de qualidade? Pensando nesse recurso como uma estratégia de comunicação interna, reuni alguns caminhos que podem nos ajudar a planejar newsletters de maneira mais estratégica:

  1. Capriche no benchmarking

Estudar o mercado é o primeiro passo para entender em que contexto o seu cliente está inserido e de que forma seus concorrentes se comunicam. Utilize as referências de mercado a seu favor, e entenda de que modo isso se aplicaria ao público interno para o qual a newsletter se direciona. Com esse pano de fundo, fica muito mais fácil definir um ponto de partida para se diferenciar e fazer a comunicação com qualidade. Neste momento, vale analisar todos os exemplos, sejam eles voltados ao consumidor (externo) ou ao público interno das empresas.

  1. Estude os objetivos do negócio

Pode ser que o seu cliente já faça newsletters internamente e queira seguir com a mesma estratégia ao trabalhar com uma agência de comunicação. No entanto, pode ser também que a sua análise transmita que a empresa deveria seguir o caminho oposto. Para identificar esse gap de estratégia, nada melhor que revisitar os objetivos do negócio com esse meio de comunicação: aproximar toda a equipe de assuntos de gestão, gerar engajamento nos canais da empresa, promover interação entre equipes, adaptar os funcionários a uma nova cultura organizacional, entre muitos outros.

https://racecomunicacao.com.br/blog/como-medir-resultados-da-producao-de-conteudo-em-comunicacao-interna/

  1. Investigue os interesses do público

A publicidade estreitou muitos laços com a comunicação quando ambas as áreas perceberam que as marcas precisam oferecer conteúdo relevante e de qualidade, em vez de sempre atrelar a imagem da empresa às vendas. Esse é um debate bastante presente em nosso meio, e vale também ao produzir materiais para newsletters internas. Pense no mailing da empresa como seu grupo de consumidores finais. Nesse sentido, afaste-se dos comunicados institucionais frios e protocolares e passe a estudar de fato os hábitos e interesses dessas pessoas.

  1. Entregue conteúdo de qualidade

Com os pontos anteriores, adquirimos informações providenciais para executar o trabalho: conhecemos o contexto em que a empresa está inserida, identificamos os objetivos e o público-alvo. A partir daí, é possível estruturar pautas e conteúdos que realmente despertem interesse e engajem os leitores. Não aposte todas as suas fichas em comunicar as ações da empresa – utilize o seu aprendizado sobre o público para oferecer materiais sobre tendências do setor, movimentações no mercado e discussões sobre temas importantes na visão da empresa (igualdade de gênero, práticas de RH, inovação etc.).

  1. Integre os canais da empresa

Se o seu trabalho envolve também gerenciar o site e as redes sociais da marca, preocupe-se com a integração de todos esses canais. Pode ser que uma parte dos colaboradores não seja heavy user das redes, e a newsletter é uma ótima oportunidade para chamá-los aos perfis da empresa. Produzir um conteúdo mais técnico para a newsletter com call to action para um post relacionado no blog institucional pode ser uma boa saída, por exemplo.

Que outros caminhos você utiliza para sair do óbvio na produção de newsletters internas? Deixe um comentário!

Por Daniela Dalio

Endomarketing e comunicação interna ainda são comumente confundidos e, por muitas vezes, ainda interpretados como sinônimos. Apesar de terem como foco o mesmo público – colaboradores, existem diferenças entre os dois. Basicamente, a comunicação interna tem a finalidade de informar, enquanto o endomarketing tem o objetivo de engajar.

As estratégias de comunicação interna envolvem todas os canais que possam informar aos colaboradores as ações da companhia, como murais, jornais internos, intranet, TV corporativa, entre outros. Já o endomarketing prioriza ações que interajam com o funcionário, de modo a engajar, motivar, fidelizar, como campanhas, eventos corporativos, palestras, festas, e-mail marketing.

https://racecomunicacao.com.br/blog/a-importancia-de-uma-comunicacao-interna-bem-estruturada/

Podemos dizer então que as diferenças estão nos objetivos e práticas de cada atividade. Enquanto a comunicação interna tem ações mais objetivas sobre informações institucionais, o endomarketing requer um planejamento muito maior, pois lida diretamente com a cultura de uma organização.

Uma ação bem elaborada de endomarketing vai fidelizar os profissionais e torna-los consumidores e defensores da marca. Também é uma ótima estratégia adotada pelas companhias para reduzir o turnover. Vale lembrar que a comunicação interna e o endomarketing são estratégias complementares e devem ser aplicadas em conjunto para que a companhia atinja resultados mais satisfatórios na comunicação com seu profissional.

 

Por João Pedro Andrade

Não importa o quão bons, progressistas e vanguardistas os seus planos para o crescimento da sua empresa sejam. Eles correm sérios riscos de falhar caso você não seja bem sucedido em comunica-los para seus funcionários. É aqui que entra uma ferramenta fundamental da comunicação corporativa: a comunicação interna.

Uma boa rede de comunicação interna pode auxiliar em colaboração, feedback e na aplicação de um relacionamento transparente na empresa. Por esses e outros motivos é que ela é uma ferramenta tão importante de relacionamento em empresas de qualquer tamanho, porte ou segmento.

Primeiramente, vale lembrar, a comunicação interna será uma forte aliada para o alinhamento de áreas diferentes de uma mesma empresa. A falta de posicionamento certamente irá prejudicar sua produtividade. Imaginemos por um instante que o marketing da companhia quer promover seus produtos. Definitivamente, a área deverá estar alinhada com outras áreas para saber onde investir, que produto tem maior e menor demanda e quais os objetivos dessa promoção.

Como líder de uma empresa, é importante que você informe seus colaboradores quais são seus propósitos. A comunicação interna é uma ferramenta efetiva para o compartilhamento de objetivos, planos e responsabilidades.

Além do mais, não há funcionário que não queira se sentir validado, escutado e membro de uma equipe. Uma empresa bem estruturada possui funcionários motivados e, para entregar esse valor, um projeto de comunicação interna bem construído é ideal. Ele poderá ser um importante canal de reconhecimento e celebração de boas práticas e metas cumpridas. Isso irá ajudar a criar uma cultura de valorização e agradecimento na empresa.

A empresa deve ser dona da sua informação. A comunicação interna poderá combater as fofocas de corredor, conhecidas popularmente como “rádio-peão” ou “rádio-corredor”. Assim como jornalistas buscam fontes oficiais para se informarem sobre determinados assuntos, seus funcionários irão buscar você – e seu canal para informa-los será um projeto de comunicação interna.

https://racecomunicacao.com.br/blog/comunicacao-interna-para-millennials/

E por último, mas não menos importante, a comunicação interna será um bom amigo para se ter ao lado em situações de crise internas ou externas. A regra diz que em momentos como esse, executivos devem se preservar e falar o menos possível para evitar exposição. No entanto, sabendo o que, quando e como comunicar pode transformar uma situação catastrófica em um cenário positivo, em que o executivo estará rodeado de aliados.

Interessado em investir na comunicação interna da sua empresa? Nos pergunte como.

 

Saiba como a comunicação interna das empresas pode ser mais eficiente na era dos millenials

Por Bárbara Christan

A comunicação interna exerce papeis fundamentais para o dia a dia das empresas. Através dela, é possível estabelecer um canal de conversa entre a diretoria e os funcionários e promover a colaboração e o espírito de equipe entre os colaboradores. Mas, nos dias de hoje, a comunicação interna tem alguns desafios na era digital, na qual as redes sociais são protagonistas da disseminação de notícias e a geração dos millenials é a nova força de trabalho.

A geração Y, mais conhecida como millennial, representa 8,3 milhões de consumidores brasileiros, segundo dados do Serasa Experian com o Geofusion. Os millenials envolvem pessoas nascidas de 1980 a 1994, que desde muito cedo têm contato com a internet e a tecnologia digital.

O comportamento millennial é muito diferente das gerações anteriores, principalmente no ambiente profissional. É uma postura incisiva e que prioriza sempre o bem-estar dentro do emprego, antes de qualquer outro benefício ou salário. Millennials não são tão atraídos por altos salários, e sim jornadas e modelos de trabalho flexíveis, que permitem maior qualidade de vida. Aliás, a qualidade do que desenvolvem é muito mais valorizada e priorizada que a quantidade de tarefas que realizam. E, além de tudo isso, o principal: querem trabalhar com propósito. Querem acreditar e gostar do que fazem. Por isso, sempre partem em busca de vagas melhores, não se apegando ao mesmo lugar por anos e anos, como nas gerações anteriores.

https://racecomunicacao.com.br/blog/comunicacao-interna-por-onde-comecar/

Isso posto, o perfil da geração Y demanda novas formas de comunicação interna empresarial. Para reter funcionários que estão sempre buscando a realização profissional onde quer que ela esteja, algumas estratégias são necessárias:

  1. A linguagem é essencial dentro do planejamento: uma comunicação mais jovial, leve e atualizada;
  2. Incentivar protagonistas e embaixadores, escutar e dar voz aos jovens millennials – eles têm muito a contribuir para o crescimento da empresa;
  3. Desafiá-los, incentivando sempre seu desenvolvimento pessoal e de carreira, também é algo esperado e desejado;
  4. Ações de endomarketing: envolva os funcionários em ações e inciativas da empresa que promovam o engajamento, a integração e o orgulho em pertencer.Para saber mais sobre comunicação interna, veja outros textos do blog da Race Comunicação ou entre em contato conosco!
comunicação interna

Saiba como a comunicação interna das empresas pode ser mais eficiente na era dos millenials

Por Bárbara Christan

A comunicação interna exerce papeis fundamentais para o dia a dia das empresas. Através dela, é possível estabelecer um canal de conversa entre a diretoria e os funcionários e promover a colaboração e o espírito de equipe entre os colaboradores. Mas, nos dias de hoje, a comunicação interna tem alguns desafios na era digital, na qual as redes sociais são protagonistas da disseminação de notícias e a geração dos millenials é a nova força de trabalho.

A geração Y, mais conhecida como millennial, representa 8,3 milhões de consumidores brasileiros, segundo dados do Serasa Experian com o Geofusion. Os millenials envolvem pessoas nascidas de 1980 a 1994, que desde muito cedo têm contato com a internet e a tecnologia digital.

Como adaptar a comunicação interna aos millenials?

O comportamento millennial é muito diferente das gerações anteriores, principalmente no ambiente profissional. É uma postura incisiva e que prioriza sempre o bem-estar dentro do emprego, antes de qualquer outro benefício ou salário. Millennials não são tão atraídos por altos salários, e sim jornadas e modelos de trabalho flexíveis, que permitem maior qualidade de vida.

Aliás, a qualidade do que desenvolvem é muito mais valorizada e priorizada que a quantidade de tarefas que realizam. E, além de tudo isso, o principal: querem trabalhar com propósito. Querem acreditar e gostar do que fazem. Por isso, sempre partem em busca de vagas melhores, não se apegando ao mesmo lugar por anos e anos, como nas gerações anteriores.

Isso posto, o perfil da geração Y demanda novas formas de comunicação interna empresarial. Para reter funcionários que estão sempre buscando a realização profissional onde quer que ela esteja, algumas estratégias são necessárias:

1) A linguagem é essencial dentro do planejamento: uma comunicação mais jovial, leve e atualizada;

2) Incentivar protagonistas e embaixadores, escutar e dar voz aos jovens millennials – eles têm muito a contribuir para o crescimento da empresa;

3) Desafiá-los, incentivando sempre seu desenvolvimento pessoal e de carreira, também é algo esperado e desejado;

4) Ações de endomarketing: envolva os funcionários em ações e inciativas da empresa que promovam o engajamento, a integração e o orgulho em pertencer.

Para saber mais sobre comunicação interna, veja outros textos do blog da Race Comunicação ou entre em contato conosco!

Por Thamyris Barbosa

Em tempos de Whatsapp, Instagram, Skype, Facebook e e-mails a comunicação tem se tornado cada vez mais conectada. E, embora esses meios sejam efetivos para se transmitir uma mensagem, essas plataformas nem sempre são as mais indicadas para a comunicação interna, ou seja, no momento de passar recados aos funcionários da empresa.

Mesmo que pareça estranho recorrer ao papel e caneta, muitas vezes essas ferramentas são muito mais eficazes do que as alternativas online. Caso você more em um condomínio, qual é o lugar em que os avisos sobre reuniões e assembleias são divulgados? A resposta provavelmente é em elevadores e murais de avisos. Isso porque esses métodos são sempre funcionais na hora de dar avisos rápidos para quem está passando.

https://racecomunicacao.com.br/blog/10-beneficios-da-comunicacao-interna/

Um dos pontos mais importante para uma comunicação eficiente é o local onde ela será divulgada. Não apenas o meio (jornal, e-mail, TV), mas o lugar em que esse material estará disponível. Pense bem, não adianta pendurar um aviso na portaria do prédio, se todos os moradores saem pelo estacionamento subterrâneo. Seguindo essa linha, há muitas coisas que podemos aplicar para pequenas e grandes empresas. Abaixo estão algumas dicas de como usar meios mais tradicionais para se comunicar com seu público interno. Confira:

  1. TVs corporativas e murais de avisos
    Muito comum em consultórios e agências bancárias, as TVs corporativas são uma ótima opção de comunicação com o público interno. Se alocadas no refeitório, em elevadores ou um locais que não sejam apenas de passagem, mas de permanência por alguns minutos, elas podem servir como uma poderosa arma de disseminação de informações. Assim também os murais de avisos, embora sejam menos glamurosos, são uma opção simples e muito objetiva para comunicar algo aos funcionários.
  2. Boletins informativos
    Em empresas maiores, onde há a circulação de muitas pessoas, os jornais internos podem ser uma ótima opção para chamar a atenção dos funcionários. Ideais para a divulgação de informações mais detalhadas, os boletins são muito utilizados para comunicar novos processos e até para engajar o público.
  3. Diálogos e debates
    Parece obvio, mas é sempre bom lembrar que uma boa e velha conversa pode resolver muita coisa. Especialmente quando se trata de grupos pequenos, o diálogo é o melhor jeito de resolver determinadas questões, principalmente as que envolvem algum conflito ou problema. Para esses casos, é interessante reunir os interessados ou afetados e ter uma conversa “olho no olho”. Ao final da reunião, o ideal é que seja enviada uma confirmação por e-mail ou mesmo um comunicado a ser assinado pelos envolvidos com as novas resoluções.
    Por fim, é importante lembrar que os meios online também podem ser muito úteis, mas com um pouco de criatividade, o mundo offline possui um terreno fértil para grandes ações e diferentes oportunidades para a comunicação interna.

A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

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