Por Alan Mariasch
Uma plataforma online com mais de 1,5 bilhão de usuários de todas as idades e classes sociais, sendo 99 milhões de brasileiros (2º país do mundo em número de cadastrados). Índices crescentes de inclusão digital no Brasil, com 61% da população já possuindo smartphones e 105 milhões de pessoas que já tem acesso à internet.
Sabendo de tudo isso, é possível dizer que o potencial de comunicação e marketing do Facebook talvez não seja bem aproveitado pelo mundo corporativo. Mas como fazer para divulgar minha empresa nessa poderosa ferramenta chamada Facebook, e como me relacionar da forma mais adequada com meus stakeholders que estão por lá?
1- Fazer-se presente: Você compraria algo de uma empresa que não tem site? Pois algo parecido acontece com o Facebook, especialmente para organizações B2C (business-to-consumer, empresas que vendem diretamente ao consumidor final). Todas as grandes empresas, e aquelas que querem ser grandes, já têm suas fan pages. O que está esperando para criar a sua?
2- Agregar conteúdo: Com a overdose de informação a que somos expostos diariamente, fica difícil se destacar no Facebook com postagens meramente publicitárias, do tipo “Compre nosso produto, ele é ótimo!”. Elas provavelmente serão ignoradas ou ocultadas do feed dos usuários. Chegou a hora de oferecer algo a mais: um banner engraçado, um viral positivo, uma curiosidade, uma promoção, uma novidade, uma dica, um conteúdo mais interessante ou educativo etc…
3- Velocidade nas respostas: Esqueça a seção “Carta do leitor” dos jornais. Você não tem muito tempo para responder seus fãs no Facebook, ainda mais se for uma crítica ou reclamação. Caso você demore, ele pode compartilhá-la para seus amigos, o que pode fazer a bola de neve crescer exponencialmente, e você não quer que isso aconteça, não é?
4- Publicidade direcionada: O Facebook é uma das principais ferramentas online onde você pode fazer publicidade segmentando seu público por local, idade, sexo, interesses, etc, atingindo nichos específicos para captar curtidores para sua fan page e/ou patrocinar posts, aumentando sua viralização.
5- Use com moderação: OK, você entendeu a enorme importância do Facebook para sua empresa e vai começar a postar frequentemente. Ótimo! Só tome cuidado para não se tornar uma fan page com postagens a cada 10 minutos. Isso pode incomodar os usuários e corre-se o risco das informações importantes passarem batidas ou até mesmo de se tornar chatos demais. Acredito que você também não gosta de ver seu feed poluído com um único assunto!
6- Planejamento é obrigatório: Antecipe-se. Faça cronogramas mensais, com programação especial em datas comemorativas e distribuindo as postagens de forma equilibrada durante cada semana, de modo que não fique muito tempo sem se comunicar com os usuários ou não abuse de postagens frequentes ou de postagens que falem apenas de datas comemorativas.
7- Invista em qualidade: Pesquisas do próprio Facebook indicam que o conteúdo visual é o que mais se destaca na rede, quando comparado àqueles com apenas texto. Portanto, se você não domina ferramentas de design, como Photoshop, Indesign, Illustrator, Corel não se aventure no Paint ou no Power Point: contrate um profissional para fazer seus banners e você verá os resultados (a Race pode fazer isso para você!). Também é possível criar vídeos para as redes e isso trará mais acessos ainda.
8- Estimule a viralização: Entenda seu público-alvo, isso é essencial para a produção de conteúdo. Ele gosta de um conteúdo mais complexo ou procura apenas diversão? Qual é sua faixa etária? A equação do post viral é complexa, mas passa por alguns fatores fundamentais: horário da postagem, originalidade, humor e sensibilização. Além do que, vídeos virais positivos são aqueles que trazem algo original ou de um forma diferente. Para se criar um conteúdo inovador é necessário muito mais preparação e estudo de mercado.
9- Benchmark: Estude como seus concorrentes usam o Facebook. Também é importante estar atento aos cases de sucesso da rede, mesmo aqueles que são de outros segmentos. É vital estar sempre atento às novas tendências da internet e às mudanças frequentes do Facebook, que constantemente agrega (e retira) ferramentas, muda layouts, atualiza regras, etc.
10- Meça os resultados: Todo esse trabalho só terá sentindo se você medir sua eficiência. Analise seus posts, excluindo do próximo cronograma aqueles com baixo retorno e investindo naqueles que tiveram sucesso. Estude atentamente as estatísticas fornecidas pelo Facebook: horários que os fãs que estão mais online, taxa de envolvimento dos posts, evolução do número de curtidores, etc. Estudos apontam que a comunicação deixou de ser subjetiva e que, sim, é possível estabelecer metas capazes de comprovar o planejamento estratégico.
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