Adaptado de Mrbusiness
Todas as empresas e blogueiros desejam ter um site com muitos acessos, mas a maioria não consegue isso. Por razões óbvias, o alto tráfego é bom para a sua marca e serve para trazer novos clientes. No entanto, sonhar com isso não vai fazer com que você chegue lá – sendo assim, tomar as medidas corretas é o segredo para se atingir esse objetivo.
Ao contrário da crença popular, não há nenhum grande segredo para trazer mais acessos ao seu site. Tudo se resume a um trabalho árduo, esforço consistente ao longo de um de longo período, e compreender os fundamentos básicos de marketing.
Há um número quase ilimitado de maneiras de aumentar o tráfego para o seu blog corporativo, blog pessoal ou para o seu site. Aqui estão 101 dicas simples para você começar. Aproveite!
O conteúdo é o rei
- Escreva títulos atraentes.
- Escreva um excelente conteúdo – transforme seu blog numa fonte de artigos informativos, úteis, engraçados, divertidos ou inspiradores. Aqui no Blog da Race trabalhamos para isso o tempo todo.
- Escreva posts mais longos – expanda o seu conteúdo e crie um conteúdo verdadeiramente épico.
- Escreva às vezes posts curtos e objetivos – para não cair na mesmice.
- Escreva com mais frequência – quanto mais conteúdo inédito você produzir, melhor.
- Tenha uma linha editorial consistente, para que seus leitores saibam quando esperar por novos conteúdos.
- Escreva sobre rankings, listas e tops 10 – esse tipo de post é o que traz mais acessos.
- Escreva sobre notícias atuais.
- Escreva sobre trending topics do Twitter e assuntos mais buscados do Google.
- Pesquise em fóruns do seu nicho para ver o que as pessoas estão falando e escreva um artigo sobre isso.
- Pergunte a seus leitores o que eles gostariam que você escrevesse.
- Escreva sobre algo controverso e inicie um debate.
- Use técnicas de link building para produzir um conteúdo que permita um grande compartilhamento.
- Analise as estatísticas de acesso do seu site, descubra qual é o seu conteúdo mais popular e crie mais do mesmo.
- Entreviste pessoas influentes do seu segmento.
- Crie um post com uma lista dos “melhores blogs”, deixando que os outros blogueiros saibam que você os incluiu – um pouco de bajulação pode ajudar bastante.
Aproveite os recursos multimídia
- Use fotos e gráficos atraentes para chamar a atenção para as suas postagens.
- Crie imagens compatíveis com o Pinterest, com texto em cima delas, para incentivar as pessoas a dar um “pin” nos seus posts.
- Crie um infográfico interessante e o compartilhe com o máximo de pessoas.
- Faça upload de vídeos para o YouTube e o Vimeo – certifique-se de que um link para o seu site esteja nas descrições dos vídeos.
- Produza um podcast e distribua-o através do iTunes.
- Converta parte do seu conteúdo em uma apresentação e envie-o para o SlideShare.
- Hospede ou participe de um webinar.
- Transcreva seus vídeos e webinars para um conteúdo extra.
Seja social
- Crie uma página no Facebook para o seu blog. Use-o para se comunicar com seus leitores e publique uma notificação cada vez que você postar um novo artigo.
- Faça tweets todas as vezes que postar um novo texto no seu blog.
- Faça a mesma coisa dos dois itens anteriores no Google+ e também no Linkedin.
- Use um software de gerenciamento de redes sociais para programar automaticamente postagens nos melhores horários do dia.
- Poste links para seus antigos artigos periodicamente, a partir de seus perfis nas redes sociais.
- Junte-se a um painel colaborativo do Pinterest e aproveite as audiências de todos os outros blogueiros que derem um “pin” nele.
- Regularmente dê um pin em imagens de outros sites. Quanto mais você fizer isso, mais seguidores você vai atrair no Pinterest. Verifique se o endereço do seu blog está no seu perfil!
- Crie um blog no Tumblr e adicione conteúdo relacionado ao seu nicho, bem como compartilhe conteúdo de seu próprio site.
- Configure uma conta no Instagram e avise seus seguidores quando publicar um novo post.
- Faça comentários úteis e interessantes em outros blogs.
- De forma generosa, faça postagens com links para outros blogs.
- Compartilhe postagens de outras pessoas no Facebook e dê retweet com informações úteis aos seus leitores.
- Faça contato com outros blogueiros através de seu blog, por e-mail ou através das redes sociais – construa um relacionamento.
- Siga todos os seguidores de outros blogueiros influentes de seu nicho no Twitter e no Linkedin.
- Inclua botões de compartilhamento em redes sociais em todas as suas postagens.
- Troque links da barra lateral e botões com outros sites.
- Inclua frases citáveis em seu conteúdo e use o Clicktotweet para incentivar o compartilhamento no Twitter.
- Encoraje o engajamento em seu blog terminando suas mensagens com uma pergunta.
- Coloque links em todas as suas postagens para StumbleUpon.
- Adicione alguns dos usuários que o Twitter recomenda que você siga todos os dias – uma percentagem deles irá segui-lo de volta.
- Responda aos seus comentários e e-mails – mostre aos seus leitores que você está interessado no que eles têm a dizer.
- Participe de grupos de blogueiros no Facebook e comunidades para compartilhar conhecimentos e ajudar a promover o conteúdo de cada um.
- Crie um perfil no LinkedIn com um link para o seu blog e contribua com grupos e discussões em sua área.
- Envie seus melhores posts para o Digg e o Reddit.
- Envie seus blogs favoritos para o seu blogroll – eles vão notar e podem devolver o favor.
- Peça aos seus amigos blogueiros para incluí-lo em seus blogroll.
- Colabore com outros blogueiros para produzir e compartilhar conteúdo.
Postagem de convidados e link building
- Faça guest posts (produzir conteúdo para outros blogs da sua área de atuação como um autor convidado) – tente um novo blog a cada semana.
- Inclua um link para seu blog em todos os perfis on-line que você tiver.
- Crie um blog gratuito relacionado ao seu nicho com conteúdo complementar no Blogger, LiveJournal, Typepad, etc, e faça referência ao seu blog principal.
- Convide outras pessoas para postarem em seu blog – eles vão enviar tráfego quando lincarem para seu site.
- Liste seu blog no maior número de diretórios de blog gratuitos que puder encontrar.
- Faça entrevistas para outros blogs.
- Participe de eventos de blogueiros.
- Inclui o URL do seu blog em sua assinatura de e-mail.
- Publique informações úteis em fóruns relacionados ao seu nicho e inclua o URL do seu blog em sua assinatura.
- Publique artigos úteis em sites como Hubpages com links para seu blog.
- Envie artigos a diretórios como Ezine Articles. Se o artigo for republicado em outro blog, você vai se beneficiar dos links extra.
- Contrate uma assessoria de imprensa para que ajude com links para o seu blog através de publicações de matérias.
- Use uma ferramenta de inspeção de links como o Open Site Explorer para localizar de onde seus concorrentes estão recebendo links, para que possa copiá-los.
- Adicione o seu blog no Technorati.
- Publique seu blog no site da Amazon Kindle.
SEO
- Crie links entre seus posts – faça links para postagens antigas nas mais recentes e edite postagens antigas para conectar-se a outras mais recentes.
- Instale um plugin de conteúdo relacionado para associar cada post com vários outros posts relacionados.
- Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para escrever sobre as coisas que muitas pessoas estão procurando.
- Instale um plugin de SEO como All in One SEO pack ou o plugin Yoast SEO e otimize seu site para os buscadores.
- Use palavras-chave relevantes em nomes de arquivo de imagem e tags.
- Use palavras-chave no título do post e nos subtítulos.
- Faça links para sites de autoridade no seu nicho.
- Configure o Google Authorship em seu blog
E-books e brindes
- Faça um sorteio ou competição no seu blog.
- Coloque um formulário em seu site e envie uma newsletter gratuita.
- Publique um e-book e o venda ou ofereça gratuitamente no site da Amazon Kindle. Verifique se o seu endereço está nos 10% iniciais do livro, para que ele apareça na amostra.
- Escreva um e-book e ofereça uma comissão generosa para encorajar outros a distribuí-lo e colocarem um link para seu site.
- Crie um relatório grátis e faça com que os visitantes do site precisem dar um tweet ou postar sobre o seu site no Facebook para acessá-lo
- Ofereça um curso online livre ou um produto digital e incentive seus leitores a informar as pessoas sobre isso.
Ideias offline
- Inclua o URL do seu blog em seus cartões de visita impressos e entregue-os a todos que encontrar.
- Participe de conferências de blogs e eventos de networking – distribua seus cartões de visita!
- Fale em conferências e eventos especiais.
- Diga a seus amigos e família sobre seu blog.
Outras ideias diversas
- Entre em competições de blogs – seu blog normalmente irá ser promovido no site que hospeda a competição e nas mídias sociais de forma gratuita.
- Responda às perguntas no Yahoo! Respostas e deixe um link para seu site.
- Dê um ping em seus posts com uma ferramenta como Pingomatic.
- Crie um tema de WordPress e inclua um link para seu site no rodapé.
- Escolha um belo tema para o seu blog.
- Comente produtos e compartilhe seu conteúdo com marcas. Elas podem lincar para o seu site a partir de suas contas nas redes sociais
- Peça a um blogueiro mais influente para ser seu mentor e começar um estudo de caso sobre como melhorar o seu blog.
- Envie fotografias para sites de fotografia gratuitos e o Flickr e peça por um link de crédito ao seu site.
- Inclua um link para o seu feed RSS.
- Inclua links para ler o seu blog via Bloglovin.
- Coloque links para seus melhores e mais populares posts a partir de sua barra lateral.
- Volte para postagens antigas e as edite para atualizá-las e melhorá-las de tempos em tempos
- Otimize seu site para visualização em dispositivos móveis.
- Inclua diferentes maneiras de acessar seu conteúdo, como categoria e data
- Incluir uma função de busca em seu blog.
- Crie um aplicativo para iPhone ou Android.
- Seja útil e agradável – sendo simpático e ajudando a resolver os problemas das pessoas, elas vão começar a acessar o seu site sem nenhum incentivo a mais.
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