Por Bruno Uehara
Criada no início do século XX pelo jornalista americano Ivy Lee, a assessoria de imprensa pode ser considerada uma das profissões do mundo moderno. Surgiu em meados de 1906 por uma necessidade do empresário John D. Rockfeller, que precisava melhorar sua imagem e reputação diante da mídia. Desde então, o conceito se disseminou pelo mundo e evoluiu junto às transformações tecnológicas, levando comunicadores a adaptarem-se ao mercado e particularidades de cada região. Veja abaixo algumas curiosidades da assessoria de imprensa fora do Brasil:
- Influenciadores em alta
Influenciadores digitais são considerados stakeholders fundamentais em qualquer estratégia de comunicação. Entre os motivos estão resultados efetivos, alto engajamento de seguidores e menor investimento em comparação aos cachês milionários de celebridades. Nos Estados Unidos e Europa, blogueiros e youtubers estão em constante ascensão, provocando grandes mudanças no segmento e sendo cobiçados por diversas marcas. (Leia mais em texto publicado pelo PR Week, em inglês.)
- Tamanho é documento
Menos é mais? Não quando se trata de press releases enviados à imprensa estrangeira. Assessorias de empresas americanas costumam enviar materiais mais completos e detalhados. Além disso, para facilitar o acesso de jornalistas, grandes corporações oferecem em seus sites as salas de imprensa virtuais, que oferecem bancos de informação e arquivos multimídia, como vídeos e fotos.
- Jornalistas versus Relações-públicas
No Brasil, é comum encontrar jornalistas que atuam como assessores de imprensa. Pesquisa realizada em 2012, destacou inclusive que em cada dez jornalistas brasileiros, quatro exercem o trabalho de assessoria. O cenário se mostra diferente em países como os Estados Unidos, onde a função é exercida majoritariamente por profissionais formados em Relações Públicas.
- Equipes internas
Agências de comunicação são raridade no mercado internacional. Por isso, assessores de imprensa costumam trabalhar dentro das próprias empresas, que possuem equipes especializadas em assuntos internos e externos.