Pesquisar
Close this search box.

5 dicas para implantar ou aprimorar a comunicação na sua empresa

Por Thamyris Barbosa

Engana-se quem pensa que uma boa comunicação interna depende exclusivamente de normas técnicas, ações estratégicas e expertise da equipe para ser bem sucedida. Sem desmerecer essas práticas, é importante pontuar: a comunicação é bem mais do que isso. A boa notícia é que ela pode ser estabelecida de uma forma muito mais simples do que se imagina.

Mas, por que comunicar-se bem é tão importante no ambiente corporativo? A resposta é muito simples: o resultado vem no bolso. É o que comprova a renomada empresa global da indústria de relações públicas, Holmes Report. Segundo a publicação, empresas que se comunicam efetivamente conferem um retorno 47% maior aos acionistas. Além disso, possuem colaboradores mais engajados e menores índices de rotatividade.

Diante disso, a dúvida que fica é: como implantar ou aprimorar a cultura de comunicação dentro da minha empresa? Para ajudá-lo nessa empreitada, seguem cinco dicas básicas e legítimas para aprimorar a comunicação interna em seu ambiente de trabalho.

1 – Dê o exemplo
Uma comunicação clara e direta deve partir da liderança. Seja o primeiro a compartilhar informações, tecer comentários, dar feedbacks, fazer perguntas. Assim, os demais colaboradores se sentirão confortáveis e encorajados a fazer o mesmo.

2- Mantenha a missão e visão da empresa em primeiro plano
Se você deseja que os colaboradores estejam alinhados aos objetivos que você traçou para o negócio, é importante que todos saibam quais são esses objetivos. Mais do que isso, esses conceitos precisam ser internalizados. Ajudará muito se eles estiverem impressos em um lugar visível e acessíveis a todos.

3- Cuidado com as reuniões desnecessárias
Reuniões regulares podem ser úteis, mas hoje existem muitas ferramentas que podem alcançar o mesmo objetivo, sem precisar interromper a rotina de trabalho a todo o momento. Principalmente se for apenas para atualizar um projeto. Se a questão puder ser resolvida por e-mail ou em um comunicado, prefira.

4- Dissolva a hierarquia
Hierarquias produzem lacunas na comunicação. Já é uma tendência que muitas empresas optem por estruturas mais voltadas ao trabalho em grupo, devido à efetividade e eficiência desse modelo de gestão. Menos decisões arbitrárias e uma liderança acessível facilitam o fluxo de informação e o diálogo. Essa aproximação pode ser desafiadora, mas promete bons frutos.

5- Faça da comunicação um hábito
Estabeleça processos regulares de comunicação. Pode ser uma conferência, um boletim informativo ou comunicado semanal, quinzenal ou mensal. A comunicação sistemática evita que se perca tempo pesquisando informações que poderiam ter sido divulgadas previamente.

Por meio dessas pequenas atitudes, é possível definir processos claros de comunicação e contribuir para que a equipe trabalhe de forma mais precisa e mantenha-se alinhada às prioridades do negócio. Mesmo que sua empresa tenha apenas duas pessoas, essas dicas certamente irão otimizar o tempo e proporcionar resultados mais eficientes, satisfatórios e lucrativos.

Posts relacionados