Por Alan Mariasch
Investir em de assessoria de imprensa não significa apenas conseguir boas publicações em veículos relevantes ou desenvolver ações de relacionamento com jornalistas importantes. O que justifica então todos os esforços e investimentos nesse tipo de comunicação externa? A resposta para essa questão está no planejamento estratégico de cada empresa, e onde a assessoria de imprensa pode contribuir com ele.
O planejamento estratégico é um processo que facilita a gestão de uma empresa, auxiliando na definição de metas e de quais serão as estratégias para alcança-las. Em primeiro lugar determina-se a visão e a missão de determinada organização. Em seguida é realizado um diagnóstico, com a análise das fraquezas, ameaças, oportunidades e forças nos ambientes interno e externo. Por fim, são definidos os objetivos e metas que a empresa deseja alcançar, e quais serão as métricas usadas para verificar os resultados.
A assessoria de imprensa atua em áreas como divulgação externa e gestão da imagem e reputação de uma empresa. Sendo assim, seu papel é vital dentro do planejamento estratégico da maioria das organizações na atualidade, ainda mais numa época de alta competitividade e em que a transparência e o bom relacionamento são fundamentais. Empresas que não gostam de dar satisfações sobre suas atividades e que não dialogam com seus stakeholders estão provavelmente condenadas ao fracasso.
Engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa é uma atividade meramente operacional, que se resume ao envio de releases. Trata-se de uma área muito importante, inserida no planejamento estratégico e que ajuda a empresa a atingir suas metas de crescimento, lucratividade e retenção de talentos. Será que alguém consegue imaginar alguma empresa moderna que não se preocupe em ter um bom relacionamento com a mídia?
* Alan Mariasch é assessor de imprensa na Race Comunicação
Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.