A assessoria de imprensa inserida no planejamento estratégico da empresa

Por Alan Mariasch

Investir em de assessoria de imprensa não significa apenas conseguir boas publicações em veículos relevantes ou desenvolver ações de relacionamento com jornalistas importantes. O que justifica então todos os esforços e investimentos nesse tipo de comunicação externa? A resposta para essa questão está no planejamento estratégico de cada empresa, e onde a assessoria de imprensa pode contribuir com ele.

O planejamento estratégico é um processo que facilita a gestão de uma empresa, auxiliando na definição de metas e de quais serão as estratégias para alcança-las. Em primeiro lugar determina-se a visão e a missão de determinada organização. Em seguida é realizado um diagnóstico, com a análise das fraquezas, ameaças, oportunidades e forças nos ambientes interno e externo. Por fim, são definidos os objetivos e metas que a empresa deseja alcançar, e quais serão as métricas usadas para verificar os resultados.

A assessoria de imprensa atua em áreas como divulgação externa e gestão da imagem e reputação de uma empresa. Sendo assim, seu papel é vital dentro do planejamento estratégico da maioria das organizações na atualidade, ainda mais numa época de alta competitividade e em que a transparência e o bom relacionamento são fundamentais. Empresas que não gostam de dar satisfações sobre suas atividades e que não dialogam com seus stakeholders estão provavelmente condenadas ao fracasso.

Engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa é uma atividade meramente operacional, que se resume ao envio de releases. Trata-se de uma área muito importante, inserida no planejamento estratégico e que ajuda a empresa a atingir suas metas de crescimento, lucratividade e retenção de talentos. Será que alguém consegue imaginar alguma empresa moderna que não se preocupe em ter um bom relacionamento com a mídia?

* Alan Mariasch é assessor de imprensa na Race Comunicação

Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »