Por Maira Manesco
Sabemos que a ação de comunicar é inerente a todo ser humano. Desde a pré-história, entre 500.000 A.C. e 18.000 A.C., quando a humanidade começou a viver em sociedade, compreendemos o poder e a importância da comunicação, então desenvolvemos a linguagem a partir de diferentes formas – sons, gestos, cores, desenhos, sempre com o mesmo motivo: transmitir a mensagem e ser compreendido.
Nos dias atuais, não é possível reduzir a comunicação à transmissão de uma mensagem, pois ela representa muito mais. É a criação de um ambiente comum entre dois lados que provem e extraem informação dele.
Com as muitas mudanças da sociedade, saber como comunicar tornou-se essencial para todos os indivíduos. E não apenas a estes, as companhias também devem se preocupar com a comunicação, especialmente com a informação que é provida por elas próprias.
De acordo com Kasper Ulf Nielsen, sócio da Reputation Institute, “Se você deseja criar valor de mercado de sua comunicação, no ambiente presente, você precisa dominar ambos: a arte e a ciência envolvida na comunicação corporativa. Com ações de comunicação corporativa de ‘Nice to have’ a ‘Business Critical’, as expectativas e demandas têm crescido muito”.
As companhias podem falar com seus públicos de diferentes formas e utilizando algumas ferramentas, mas é indispensável ter o suporte de um profissional de comunicação ou uma assessoria especializada.
As principais formas de se manter uma relação saudável e duradoura entre empresas e seu público são:
Agências de assessoria de imprensa: São a ponte entre a companhia e a mídia ou influenciadores. Com seu trabalho é possível ganhar boa visibilidade e confiança da sociedade, fortalecendo a imagem da companhia e tornando-a referência em sua área de negócios.
Comunicação interna: Seu efetivo gerenciamento melhora o clima organizacional, ajuda a motivar os profissionais que passam a confiar mais na empresa, além de reduzir custos e aumentar o rendimento de trabalho.
Social media: Companhias engajadas em trabalhos online tendem a ter um melhor relacionamento com seus clientes e fornecedores, transmitem uma melhor imagem e mostram-se preocupadas com a opinião pública.
Faz-se importante que a companhia veja a comunicação como uma aliada para o negócio, pois o bom relacionamento com o público, interno e externo, garante o reconhecimento da sociedade, valoriza os recursos e o potencial de seus profissionais, e ajuda a solidificar sua reputação.
Trabalhar de forma estratégica toda a sua comunicação, integrando áreas, pensando em seus públicos-alvo e como você quer se comunicar com cada um deles, pode ajudar a sua empresa a gerar leads, aumentar o awareness, reduzir impactos em crises de imagens entre outros benefícios.