A cultura da convergência: Como se aplica na comunicação?

Por Mariana Morena

A cada dia que passa, a internet conquista mais e mais espaço na rotina diária das pessoas. A popularização dos dispositivos móveis tem mudado diversos hábitos coletivos e individuais, tornando a web essencial e indispensável para as relações interpessoais.

No ponto de vista da comunicação, uma das características que fazem com que a internet seja cada vez mais utilizada é a possibilidade de “enriquecer” a notícia, apresentando o mesmo conteúdo por diferentes formas. Uma reportagem sobre música popular brasileira, por exemplo, será muito melhor absorvida se o conteúdo mesclar imagens dos principais artistas do gênero, vídeos históricos, podcasts das músicas ou declarações dos astros, infográficos contextualizando o movimento – e outra ferramenta qualquer que atinja um dos cinco sentidos.

O estudioso americano Henry Jenkins, um dos principais pesquisadores de mídia, denominou situações como a descrita acima como “convergência de mídia”, que tem aparecido cada vez mais em discussões acadêmicas e nas práticas da comunicação. Não é à toa: além de gerar interação em diversos níveis (curtidas, comentários, colaboração na geração de conteúdo etc), Estudos mostram que 90% de toda a informação transmitida ao cérebro é visual.

Com a convergência cada vez maior entre os meios, plataformas e conteúdos, é indispensável que os profissionais de comunicação entendam como atender às expectativas nesse “novo” consumidor/leitor. Marcar presença nas redes sociais, por exemplo, é uma ótima dica, pois esse ambiente possibilita a inserção de informação nos mais diferentes formatos – ampliando o impacto nos stakeholders.

Não há dúvidas de que a convergência de mídia é algo consolidado e seu uso deve ser sempre considerado no desenvolvimento de planos estratégicos de comunicação. Essa é uma discussão ampla e ainda em construção – afinal, a geração de conteúdo colaborativo é um dos pilares da comunicação moderna – e que certamente ganhará novos capítulos. Vamos aguardar.

Sua empresa precisa se conectar? A Race Comunicação possui profissionais capacitados nos meios online. Entre em contato.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »