A importância da revisão de conteúdos na comunicação da web

Por Thaís Muniz

Nos tempos atuais, com a facilidade do acesso às mídias sociais, indivíduos e organizações produzem diversos conteúdos e informações para a internet. A necessidade de uma redação clara e organizada fica perceptível em muitos casos. E como hoje as pessoas estão mais ligadas na rede, qualquer erro pode ser alvo de críticas. Assim sendo, qual ideia um sujeito formará ao receber um projeto ou orçamento com erros de digitação, ortográficos ou gramaticais? O seu leitor ou cliente poderá ter uma impressão negativa da empresa.

Muitas pessoas julgam escrever suficientemente bem e acham dispensável a contratação de especialistas para auxiliar na elaboração e revisão de conteúdos. O primeiro a se considerar, para uma boa compreensão do texto, é que o escritor deve primar pela objetividade e clareza. A comunicação se realiza por meio da compreensão. E mesmo depois de organizar todas as ideias e coletar informações importantes, o essencial é que o texto passe pela revisão. Sempre observando o que pode ser retirado, acrescentado e corrigido.

Garantir que um texto ou documento escrito esteja claro nem sempre é óbvio. Muitas vezes as ideias são boas, mas aparecem mal formuladas. A maioria dos erros da internet ocorre porque as pessoas estão mais preocupadas em passar ou repassar a informação e menos preocupadas com a qualidade dela, sem se deter, mesmo sem a ajuda de um revisor profissional, na leitura e releitura atenta do texto. Por isso é importante lembrar que na internet a leitura é breve e ligeira, mas a escrita deve ser apurada e criteriosa.

Partindo para uma abordagem de sites, blogs institucionais, corporativos e profissionais, a atenção se torna imprescindível. A credibilidade destes profissionais, dos produtos, das marcas e organizações podem ser afetadas pelo conteúdo de má qualidade, e mesmo não sendo algo tangível, também é consumível e reflete a imagem de quem o oferece. A atuação de um revisor profissional poderá evitar o constrangimento, prejuízos financeiros e os riscos à imagem da empresa.

Aqui na Race Comunicação, todo e qualquer conteúdo passa pela edição e revisão. Tudo executado por profissionais devidamente qualificados, proporcionando aos escritores uma visão ampla de conhecimento. E a dica para que um escritor aprimore ainda mais seus textos é a prática diária de leitura. A prática leva à perfeição!

* Thaís Muniz é Assessora de imprensa na Race Comunicação.

Ficou interessado sobre a  importância da revisão de conteúdos na comunicação da web? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados