Por Ana Carolina
A evolução dos meios de comunicação trouxe novas possibilidades de contato com o público interno e externo das organizações. Um discurso bem elaborado e divulgação adequada é a combinação perfeita para o sucesso. É importante, acima de tudo, que haja fluidez e transparência, características que reforçam a imagem que a empresa deseja transmitir.
Os tradicionais jornais mural e interno possuem uma aceitação positiva. Porém, a comodidade oferecida pela Intranet – rede local de computadores –, em uma empresa onde os colaboradores estão geograficamente distantes, oferece uma otimização do processo comunicacional. É uma opção de alto custo, mas é um meio eficaz para avisar funcionários e gestores de alterações de estratégias ou políticas da empresa, por exemplo. Porém, não substitui a importância da newsletter ou e-mails, alternativas econômicas e igualmente rápidas para a difusão de informações.
Distribuir uma newsletter é uma excelente forma de manter a equipe bem informada. O material pode incluir testemunhos e satisfação dos clientes em relação aos seus produtos, histórias de sucesso dos empregados e objetivos alcançados, notícias sobre a empresa, assim como ocorrência de futuros eventos e estratégias planejadas.
Para o público externo, a evolução dos meios de comunicação trouxe as mídias sociais. Graças a versatilidade oferecida pela web 2.0, por meio de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, mais do que receber informações, o consumidor pode expressar sua opinião, há uma possibilidade real de diálogo, uma verdadeira revolução no relacionamento pela internet entre a organização e seus seguidores.
Mesmo com o desenvolvimento dessas ferramentas, alguns outros meios nunca ‘saem de moda’. A mala direta ou o e-mail marketing também são excelentes formas de comunicar com clientes e parceiros. Enviar um material exclusivamente para uma pessoa possui um grande apelo emocional que provoca um efeito positivo na imagem da organização.
Conheça seu público e saiba qual ferramenta é mais adequada para garantir que a comunicação seja efetiva. Ser flexível, dinâmico, transparente, claro e criativo serão habilidades importantes para garantir que, independente do recurso utilizado, será possível estabelecer um diálogo entre empresa e público interno ou externo, além de consolidar uma imagem positiva.