As lições das empresas de sucesso: A comunicação é estratégica

Por Ludmilla Gutierrez

A comunicação é diretamente impactada pelo surgimento de novas tecnologias, novos modelos de negócios e mudanças de comportamento dos consumidores. As empresas de comunicação estão promovendo mudanças no conteúdo, formato e linha editorial de produtos até então consagrados, tudo para não perder audiência. Por sua vez, as agências de comunicação precisam estar sempre atentas para antecipar as tendências e preparar seus clientes para integrar a estratégia de comunicação com as demandas do mercado.

 

Em muitos casos, o objetivo de imagem de uma empresa não corresponde à realidade de suas práticas. Nestas situações, a consultoria de comunicação deve ser acionada para propor ações, projetos, novos processos internos ou até eventos – tudo em função da avaliação de perfil do cliente – para atingir o público-alvo e promover maior identificação entre marca, colaborador e cliente. Ou seja, uma estratégia de comunicação assertiva atua como o motor de uma transformação para adequar a marca à nova realidade e demanda do mercado.

 

Muitas empresas que surgiram nos últimos anos, já nasceram com um mindset disruptivo, inovador, em sintonia com um novo cenário de consumo e comunicação instável e em constante mudança. Em grande parte são startups, empresas com estruturas mais enxutas, menos hierárquicas e voltadas para resultados no curto prazo e, por isso, conseguem atuar de forma ousada e criativa. Para elucidar, podemos comparar seu comportamento com o de um adolescente, que se recusa a seguir algumas regras e é contestador porque está descobrindo sua personalidade e para isso precisa testar novos caminhos.

 

O resultado dessa atitude que contesta e questiona antigos padrões nos dá um exemplo positivo e vencedor para a gestão da comunicação, porque humaniza a marca e a aproxima do público, de seus consumidores, parceiros e colaboradores. Atualmente, mesmo companhias grandes e consolidadas no mercado estão em busca dessa comunicação pautada pela inovação, criatividade, disrupção, busca de valores aspiracionais e incentivo ao desejo e orgulho de pertencer, seja para imprensa, redes sociais ou branded content.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »