Assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa: o que é isso

O que faz o assessor de imprensa? Qual a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade? Assessoria de imprensa trabalha com influenciadores? Se eu contratar os serviços de uma agência de comunicação, minha empresa conseguirá sair nos principais jornais do país?

Muitas são as dúvidas em torno desta área e a nossa proposta é esclarecê-las.

O que é assessoria de imprensa?

Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação ou também influenciadores. Com isso, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. Ou, nas palavras de um profissional da comunicação: conquista um fortalecimento da sua imagem.

Qual é o perfil de um profissional da assessoria de imprensa?

O trabalho do assessor de imprensa, que geralmente tem formação em jornalismo ou relações públicas, de uma forma simplificada, será conseguir que sejam divulgadas na imprensa notícias positivas sobre o assessorado.

O assessor deve conhecer a fundo o cliente: histórico, fraquezas, pontos fortes, quais são seus concorrentes, missão, visão, valores e como está o mercado de atuação. A partir disto, o profissional irá encontrar o potencial noticioso do assessorado, que gere interesse da mídia ou com um influenciador em publicar algo.

Conheça alguns dos recursos utilizados por uma agência de comunicação na assessoria de imprensa construir um bom relacionamento com a mídia:

  1. Estratégias de comunicação na assessoria de imprensa é a elaboração de um planejamento de trabalho que, dentre outras coisas, inclui quais serão os veículos-alvo, influenciadores-alvo, quais serão as editorias escolhidas (moda, gastronomia, economia, saúde etc) e quais assuntos poderão ser enviados para esse público. Dentro desse planejamento, o ideal é que estejam contidas todas as informações para o desenvolvimento do trabalho, de preferência hierarquizando as pautas e ações de acordo com a estratégia do cliente naquele momento. Além disso, é fundamental manter um contato próximo entre a assessoria de imprensa e o assessorado, pois assim será possível verificar se determinada estratégia definida pela agência de comunicação está alinhada com os objetivos e consequentemente a definição dos próximos passos a serem tomados se torna mais fácil.
  2. Press release geralmente chamado apenas de release, esse é o meio mais comum para o envio de informações em formato de texto, ou áudio quando enviado para rádio. O release é estruturado no chamado lead principal, onde deve responder informações básicas como: o que? quem? quando? como? onde? Além disso, geralmente o release também deve conter aspas do porta-voz da empresa ou da pessoa assessorada, assim também servirá como fonte em possíveis solicitações de entrevista. Caso algum jornalista se interesse pelo assunto, ele utilizará o texto da assessoria como base para escrever a matéria ou reportagem e agendar agendar entrevista com a empresa para obter mais informações.
  3. Acompanhamento de entrevistas e organização de coletivas de imprensa é fundamental que o assessor de imprensa acompanhe as entrevistas realizadas com o cliente, isso evita com que informações sigilosas ou equivocadas sejam transmitidas, o que pode causar problemas futuros. O acompanhamento também é uma boa maneira da assessoria de imprensa avaliar a desenvoltura do cliente diante de situações “adversas”, ou seja, o jornalista sempre irá buscar uma informação que pode não estar no script inicial da pauta, por isso também é importante realizar um trabalho de media training, fazendo simulações de entrevista com os porta-vozes em questão.Conheça aqui os nossos treinamentos customizados de comunicação corporativa 

Já as coletivas de imprensa são eventos organizados pela assessoria para reunir o maior número de jornalistas relacionados a determinada pauta. Porém, é importante lembrar que o tempo dos jornalistas é precioso, portanto antes de convidá-lo para se deslocar da redação, o assessor de imprensa deve ter em mente que as coletivas são utilizadas em casos muito específicos e até extraordinários, como em gestões de crise, por exemplo. Uma coletiva organizada na hora errada pode ter um efeito contrário e repercutir negativamente.

  1. Follow-upRepórteres e editores recebem uma quantidade gigantesca de sugestões de pauta todos os dias e nem sempre conseguem acompanhar essa demanda. Sendo assim, o follow-up trata-se de ligar para esses repórteres e editores com o objetivo de oferecer uma pauta (assunto); estabelecer contato com os jornalistas; confirmar se o jornalista recebeu um e-mail enviado. O follow-up é uma ferramenta fundamental dentro do trabalho do assessor de imprensa, pois permite estreitar o relacionamento com os jornalistas-chave e, claro, reforçar determinada pauta, como já dito antes.
  2. Influenciadores e jornalistas
    Cada vez mais uma boa assessoria de imprensa também busca trabalhar com influenciadores digitais além dos jornalistas. São públicos muito similares, mas que podem ajudar de formas distintas na construção da imagem do cliente ou na geração de novos negócios.
  3. Mensuração de resultados na assessoria de imprensa
    Mensalmente ou semanalmente o assessor de imprensa acompanha todos os resultados gerados com o trabalho de assessoria. O clipping, como é chamado, nada mais que é que um compilado das notícias e atividades realizadas e serve principalmente para avaliar e servir de termômetro para melhorar os impactos positivos e ou negativos do cliente na mídia e redes sociais.
  4. Gestão de crise
    Sim, a agência de comunicação que trabalha com assessoria de imprensa também atua em gestão de crises, principalmente alinhando informações, atendendo os contatos (negativos ou não), ajudando o cliente a se comunicar melhor e evitando mais impactos à marca. Veja como a Race pode te ajudar no gerenciamento de crises com a mídia!
  5. Press Kits
    Os kits de imprensa ou press-kits são muito utilizados pela agência de comunicação para divulgar o lançamento de um novo produto da empresa ou então alguma atividade importante que está sendo realizada no momento. É importante que o press-kit tenha um objetivo muito bem definido, ou seja, saber efetivamente a mensagem que ele quer passar, e para que isso aconteça, um briefing deve ser elaborado antes mesmo do levantamento de custos, que é o segundo passo para que o envio de um press-kit seja efetivo.A ideia aqui é causar um impacto positivo, uma boa lembrança, seja para o jornalista ou para algum influenciador digital, mas isso não significa que um press-kit necessariamente terá custos elevados. É possível fazer um press-kit de impacto utilizando a criatividade e sem gastar muito. }O mais importante é que seja funcional e faça com que a empresa ou pessoa seja lembrada para oportunidades futuras, sendo também uma poderosa ferramenta de branded content.

    Outras atividades: claro que não são apenas essas atividades acima que competem a uma assessoria de imprensa. Para que tudo funcione bem, existem vários outros serviços que prestamos, mas que fica para um outro artigo.

É importante ressaltar que assessoria de imprensa não garante que qualquer instituição ou pessoa física aparecerá nos veículos de comunicação. Isso acontece porque a assessoria não compra espaços no jornal, este trabalho é o da publicidade ou do branded content. A assessoria de imprensa conquista o espaço na mídia, sem envolver pagamentos ao jornal. Este alcance é muito mais influente e de mais credibilidade para o leitor e, portanto, pode trazer melhores resultados ao assessorado.

Com a vinda e fortalecimento do meio digital, as atividades do assessor de imprensa e da agência de comunicação se expandiram. “Trabalhar a gestão de relacionamento com jornalistas ou influenciadores é importantíssimo! Mas atualmente, este profissional ainda deve ter em mente a força que o meio digital pode ter sobre a imagem de uma empresa ou personalidade. Hoje, em uma agência de comunicação todos pensam como atingir também aquele blog ou um microinfluenciador numa rede social que está mais em alta”, alerta Rogério Artoni, diretor da Race Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa.

Interessado nesse assunto? Clique aqui e peça um orçamento de assessoria de imprensa ou outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Por Treicy Keller

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »