ChatGPT: 5 pontos relevantes sobre a ferramenta do momento

Helena Sereza

Com a chegada de novas ferramentas digitais, o mercado de trabalho se adapta para acomodar tecnologias inovadoras. Uma das plataformas que mais se destaca atualmente é o ChatGPT.

Lançada oficialmente em novembro de 2022, a ferramenta causou grandes polêmicas por sua agilidade e facilidade de criar textos únicos e personalizados. A Inteligência Artificial (IA) utilizada pela plataforma foi criada para um método de pesquisa avançado, e é capaz de realizar diversas tarefas em pouco tempo.

No entanto, a chegada da plataforma levantou o questionamento sobre a substituição da mão de obra humana. Em portais de notícia estrangeiros como Buzzfeed e CNET, a ferramenta já está sendo utilizada no lugar de funcionários.

Mas afinal, é possível que uma ferramenta de trabalho possa substituir por completo o trabalho da comunicação? Neste insight iremos falar um pouco sobre a ferramenta do momento e a sua utilização.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um algoritmo criado pelo laboratório americano de pesquisas de Inteligência Artificial (IA) chamado OpenAI. Seu nome é uma sigla para Generative Pre-Trained Transformer, que pode ser traduzido para “Transformador pré-treinado generativo”.

Muitas vezes, sua funcionalidade é resumida apenas à criação de textos automáticos, porém, sua capacidade vai muito além disso. A ferramenta utiliza uma rede de informações de toda a internet para a criação de informações, sendo capaz de criar  570 GB de texto – equivalente a cerca de 40 bilhões de palavras.

A plataforma possui uma rede neural chamada Transformer que permite a identificação de palavras-chave em contextos diferentes e frases específicas. Além disso, sua tecnologia é considerada extremamente avançada, e já é utilizada em outras ferramentas de IA.

Com o lançamento da ferramenta, grandes empresas já estão investindo no mercado de inteligência artificial, como  a Microsoft e o Google, que já investiram em softwares similares. Segundo levantamento feito pela empresa de tecnologia McKinsey, o uso de inteligência artificial mais que dobrou desde 2022.

Como funciona o ChatGPT?

Semelhante a outras inteligências artificiais, os dados utilizados pelo ChatGPT são coletados de toda a internet. A ferramenta é capaz de reconhecer contexto, gerar textos, códigos e até resolver certos cálculos matemáticos.

O site oficial da plataforma é bem simples. Assim que você acessar o site, você encontrará diversos exemplos de como interagir com o chat.

Já logado na área inicial, um chat semelhante a outros aplicativos de conversa deve abrir. Para utilizá-lo, basta inserir sua dúvida ou pedidos na barra do chat, como “escreva uma mensagem de feliz aniversário para um colega de trabalho”. A cada pesquisa diferente, uma nova “conversa” será criada, e você poderá acessá-las a qualquer momento.

chatgpt

Chat GPT no mercado de trabalho

A plataforma de inteligência artificial já é um hit no mercado brasileiro. Segundo dados divulgados pela empresa de software Semrush, o Brasil é um dos cinco países que mais acessam o Chat GPT, representando 4,3% de todos os usuários ativos.

Com o crescimento do algoritmo, diversas empresas vêm investindo no seu uso para suas tarefas diárias. Setores como Recursos Humanos (RH), marketing e outras áreas já estão automatizando processos de criação e análises específicas, tendo a geração de conteúdo rápida e eficiente como um dos maiores atrativos.

Além disso, empresas de software de gestão já estão implementando a plataforma para reduzir a burocratização e em processos seletivos, mensagens para os colaboradores, limpeza de dados e criação de planilhas diversificadas.

IA na Comunicação

Já na área de comunicação, a plataforma tem auxiliado na criação de briefings,  press-releases, atas de reunião, entre outros. Utilizando dados de diversos textos já existentes, a ferramenta também pode auxiliar na agilidade de respostas ou na criação de um atendimento personalizado ao cliente.

Outros usos comuns da ferramenta no ambiente de trabalho são a tradução, sumarização e síntese de textos; geração de respostas automáticas; criação de conteúdo para redes sociais; análise de dados e muitos outros.

Veracidade das informações

É importante destacar que, embora útil, o algoritmo não é perfeito. Até a escrita deste texto, todos dados levantados pelo ChatGPT datam até 2021. Em alguns casos, as informações coletadas estão incorretas, ou desatualizadas, podendo causar respostas confusas, ou até mesmo erradas.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito das informações fornecidas pelo ChatGPT, é fundamental consultar outras fontes, além de conversar com um colega ou superior, com o objetivo de encontrar formas de solucionar a questão.

Mesmo com pouco tempo de implementação, o algoritmo do ChatGPT se destaca por sua facilidade de busca. Portanto, é importante que haja regras e discussões sobre o uso da plataforma dentro das empresas para evitar a disseminação de informações incorretas e aumentar a produtividade com mais segurança para todos.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »