Por Bruno Uehara
Gerar acessos em sites através da produção de conteúdo para a web parece fácil. Ao contrário de revistas e jornais, na internet não existe restrição de espaço, nem limitação de caracteres. Além de atingir um público muito mais amplo e variado, também existe a vantagem do texto ser acessível a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. A grande questão é: como conseguir acessos e tornar uma publicação relevante em meio a tantas informações?
Por trás de matérias produzidas para sites e blogs existe uma escolha criteriosa de termos, da escolha do título até a utilização da Ferramenta de Palavras-chave do Google, para alcançar posições de destaque em sites como Google, Bing e Yahoo. Essa técnica é conhecida como SEO, sigla originada do termo em inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzida como ‘otimização de busca’. No WordPress, que é uma das plataformas mais utilizadas no mundo, são colocadas à disposição diversas ferramentas gratuitas, a exemplo do All in One SEO Pack, Rank Math e Yoast SEO, que facilitam essa gestão de conteúdo e ajudam a gerar acessos em sites e blogs.
Além do SEO, muitos portais também utilizam aplicativos de estatísticas como o Google Trends, que apresenta as tendências e os termos mais buscados na internet. Com eles é possível gerar gráficos, históricos e relatórios com informações que auxiliam na escolha de pautas ligadas aos atuais interesses dos internautas. Por serem consideradas automaticamente mais relevantes, as matérias se destacam nas primeiras posições dos sites de pesquisa.
Contudo, para conseguir resultados eficientes e gerar acessos em sites e blogs não basta apenas o auxílio dessas ferramentas. Um dos maiores empecilhos encontrados por quem produz conteúdo para a internet é o de escrever textos de qualidade alinhados à estratégia de SEO. A utilização de títulos simples e repetição constante de palavras-chave são essenciais para alcançar um grande número de internautas, mas nem sempre são escolhas que agradam o autor. A cada um, fica o desafio de produzir matérias bem escritas e que sejam relevantes ao mesmo tempo.
É fundamental, além de usar essas estratégias, ter em mente que o conteúdo deve ser sempre informativo, que leve dados relevantes para quem lê e que de uma forma completa, consiga mais do que só gerar acessos, mas sim gerar engajamento, compartilhamentos nas redes sociais, que efetivamente leve ao boca a boca digital. dessa forma, não só os seus leitores serão beneficiados, mas outras pessoas poderão ter acesso às informações que você compartilhou e, consequentemente, mais pessoas visitarão o seu site.
Para trabalhar essas questões de forma adequada e integrada, a recomendação é sempre contratar uma agência especializada que sabe como usar as ferramentas, como integrar plataformas, como atuar de forma conjunta, com outras agências, a comunicação de sua empresa, entidade ou organização. As agências possuem também área de criação que vão pensar em imagens ilustrativas, infográficos e outras formas de transformar o seu conteúdo em algo realmente relevante para quem lê. Vídeos também são bem úteis nesse cenário e podem auxiliar ainda mais a criar esse engajamento necessário para gerar acessos em sites e blogs.
Se ainda não tem um site e está buscando fazer isso sozinho, estude antes, veja tutoriais, teste, mas vale sempre a premissa de contratar alguém especializado para executar o trabalho, isso gerará menos gastos no futuro, mais efetividade e, consequentemente, mais acessos para o seu site, e-commerce ou blog.
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