Como iniciar a comunicação interna da sua empresa

Por Rodolfo Zanchin

Aqui no blog da Race, você sempre encontra muitas dicas do setor de comunicação e previsões para o futuro desse mercado. Dessa vez, o tema é um pouco delicado, pois ainda existem muitas empresas que não investem em comunicação interna. E nesse post, listamos as principais dicas para iniciar esse serviço em uma empresa, já que a comunicação interna é um dos principais pilares para o sucesso dos negócios.

É comum ouvirmos de membros de alta liderança que a comunicação interna existe apenas para gastar dinheiro. Claro que isso é uma tremenda mentira. A comunicação interna serve como apoio para a externa e vice-versa. A ideia é manter os colaboradores alinhados para que a comunicação como um todo siga em uma mesma direção: a do sucesso.

Caso queira iniciar a comunicação interna da sua empresa, sugerimos os seguintes passos:

 

  1. Organização do fluxo interno

Estabeleça funções e defina quem será o profissional para cuidar dessa área. A ideia é que ele receba informações dos mais variados setores da empresa e organize de que forma esse conteúdo será replicado para todos. Também não esqueça de eventos, promoções ou simples reconhecimentos.

 

  1. Aproveite para reforçar a cultura da empresa

Comunicados internos são uma ótima oportunidade para reforçar aos colaboradores os principais valores da empresa. Use desse método para que todos estejam alinhados e consigam transmitir todas as mensagens de forma homogênea.

 

  1. Preocupe-se com a periodicidade

Mais do que implementar, é necessário criar rotinas para que a comunicação interna seja reconhecida pelos colaboradores. Por isso, fique atento à periodicidade de comunicados, newsletters, jornais internos ou ações práticas. O ideal é que o funcionário tenha interesse em participar dessa nova dinâmica.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »