Por Rodolfo Zanchin
Aqui no blog da Race, você sempre encontra muitas dicas do setor de comunicação e previsões para o futuro desse mercado. Dessa vez, o tema é um pouco delicado, pois ainda existem muitas empresas que não investem em comunicação interna. E nesse post, listamos as principais dicas para iniciar esse serviço em uma empresa, já que a comunicação interna é um dos principais pilares para o sucesso dos negócios.
É comum ouvirmos de membros de alta liderança que a comunicação interna existe apenas para gastar dinheiro. Claro que isso é uma tremenda mentira. A comunicação interna serve como apoio para a externa e vice-versa. A ideia é manter os colaboradores alinhados para que a comunicação como um todo siga em uma mesma direção: a do sucesso.
Caso queira iniciar a comunicação interna da sua empresa, sugerimos os seguintes passos:
- Organização do fluxo interno
Estabeleça funções e defina quem será o profissional para cuidar dessa área. A ideia é que ele receba informações dos mais variados setores da empresa e organize de que forma esse conteúdo será replicado para todos. Também não esqueça de eventos, promoções ou simples reconhecimentos.
- Aproveite para reforçar a cultura da empresa
Comunicados internos são uma ótima oportunidade para reforçar aos colaboradores os principais valores da empresa. Use desse método para que todos estejam alinhados e consigam transmitir todas as mensagens de forma homogênea.
- Preocupe-se com a periodicidade
Mais do que implementar, é necessário criar rotinas para que a comunicação interna seja reconhecida pelos colaboradores. Por isso, fique atento à periodicidade de comunicados, newsletters, jornais internos ou ações práticas. O ideal é que o funcionário tenha interesse em participar dessa nova dinâmica.