O Ano Novo já bate à porta e, dentro das corporações, as resoluções de 2020 também começam a tomar forma. Vendas, aquisições, investimentos: seja qual for o objetivo da empresa, a comunicação precisa estar bem estruturada e alinhada às tendências do mercado. Isso poderá garantir que essas metas saiam do papel e sejam bem-sucedidas.
Antes de tudo, é importante estudar os resultados do ano anterior e estabelecer um planejamento consistente para o próximo ano. É fundamental fazer uma análise do que deu certo e o que precisa ser melhorado. Além disso, é necessário verificar se as metas de 2019 ainda fazem sentido para o negócio.
Feito esse diagnóstico na comunicação, vale a pena observar com atenção os pontos abaixo:
Burocracia nos processos
Aprovação da direção interna, do gerente da filial, visto do representante na matriz, três orçamentos, parecer financeiro… Ao final desse processo, a ação já estará, no mínimo, atrasada (quando não ultrapassada). Sabemos que é importante respeitar o passo-a-passo de cada área, mas também não podemos ignorar o dinamismo da comunicação. Se possível, reveja os processos e diminua ao máximo esse vaivém de coisas.
Planejamento orçamentário
Um dos pontos que podem contribuir para a otimização de tempo e energia da equipe de comunicação é o planejamento de gastos para todo o ano. Com os valores já pré-estabelecidos, fica mais fácil propor ações viáveis para cada projeto. Principalmente quando se refere a produção de press kits e eventos.
Tendências
Busque se antecipar às práticas que serão tendência nos próximos meses. Leia, informe-se e peça ajuda a sua equipe. O importante é estar sempre em sintonia com o que existe de mais inovador em marketing, RP, publicidade e jornalismo. Se não puder se antecipar, garanta que, ao menos, poderá acompanhar as novidades. Só assim é possível impactar sua rede e alcançar os melhores resultados.
Uma dica para aproveitar ao máximo as oportunidades de destacar a empresa em 2020 é mapear o calendário. Verifique as datas comemorativas mais significativas para seu negócio, os feriados e afins. Assim será possível planejar com antecedência ações específicas para cada momento. Além disso, atente-se às chances de pegar carona em assuntos que surgem inesperadamente. Um meme que bombou na internet, um desafio de influenciadores ou mesmo um assunto que estourou na imprensa.
Mesmo que o foco das empresas seja a comunicação externa, não se pode deixar de lado o público interno. Por mais simples que seja, invista em projetos para se comunicar com os colaboradores. Garanta que eles sejam os primeiros a saber dos objetivos de Ano Novo, das dificuldades a serem enfrentadas e das conquistas do ano passado. Se eles estiverem em sintonia com a direção, qualquer trabalho de comunicação externa será mais consistente.
Por Thamyris Barbosa