Comunicação no atendimento ao cliente

Por Ana Carolina

Mais do que oferecer serviços ou produtos, uma empresa precisa estar atenta às necessidades do mercado consumidor. Cada cliente tem suas peculiaridades e para que a comunicação aconteça de forma eficiente, adaptar a linguagem e o conteúdo dos materiais de divulgação da sua organização é fundamental.

O primeiro passo para um atendimento eficiente é conhecer o público. Fazer um mapeamento de stakeholders pode ajudar muito. Esteja atento a linguagem utilizada no meio em que a sua organização está inserida. Lembre-se sempre que a comunicação é uma via de mão dupla, é preciso estabelecer um diálogo, e para isso, é necessário que as duas partes falem a mesma “língua”. Um vocabulário muito formal pode dificultar a compreensão da mensagem que você deseja transmitir, assim como uma linguagem muito informal pode causar certa aversão em meio mais conservador, conheça bem o perfil do seu público antes de enviar um material.

Esteja atento a aspectos culturais. Algumas empresas lidam com clientes de outros estados e até mesmo internacionais. Além da preocupação em produzir material em outro idioma, é importante ter em vista alguns costumes regionais e internacionais para evitar possíveis desconfortos. Cuidado com expressões ou brincadeiras que podem ser ofensivas em diferentes regiões e até mesmo países. Datas comemorativas, atividades especiais, tudo deve ser planejado e bem elaborado, para que a comunicação aconteça de forma adequada e contribua para o bom relacionamento da organização.

Ron Willinghan, pesquisador na área de administração de empresas em um de seus livros mais vendidos: “O que você faz que agrada seus clientes? ”discorre sobre a importância do valor emocional para o relacionamento entre empresa e cliente. É muito comum que organizações do mesmo segmento tenham produtos e serviços parecidos, porém é impossível copiar pessoas, a criatividade no atendimento é decisiva para o sucesso da marca. Segundo o autor, “…os clientes querem se sentir valorizados pelas pessoas que prestam serviços a elas”.

Criar um material de comunicação adequado para cada público é mais do que tradução, é criar uma ligação com o púbico. Uma agência de comunicação corporativa ou empresarial está apta a estudar e entender o cliente e dessa forma criar materiais que sejam coerentes e eficazes na solidificação de um relacionamento entre a empresa e seu público.

Se sua empresa está buscando uma agência para ajudar na comunicação com o cliente, entre em contato com a Race Comunicação e veja como podemos ajuda-lo 

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »