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Conheça 5 estratégias de comunicação em tempos de pandemia

“A propaganda é a alma do negócio”. Todo mundo já escutou essa frase pelo menos uma vez na vida e não por acaso. O que ela tem de simples, tem de verdadeira. Afinal, o primeiro passo para que alguém se interesse pelo seu produto, negócio ou serviço é saber que ele existe. Nesse período de pandemia muitos empreendedores passaram a ter um olhar mais atento sobre a importância das estratégias de comunicação para impulsionar o conhecimento de sua marca ou do seu serviço.

Esse ano, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em conjunto com as Associações Nacionais de Anunciantes da América Latina filiadas à World Federation of Advertisers (WFA) produziram a pesquisa “A resposta das marcas à pandemia de Covid-19”. Os resultados foram divulgados em julho e alguns dados são muito significativos. Entre os consultados no levantamento, 41% dos respondentes consideraram o momento uma oportunidade para repensar estratégias de marketing. Além disso, na época da divulgação, 84% das empresas afirmaram já ter lançado campanhas especialmente elaboradas para responder  à pandemia.

Desde março, a sociedade tem enfrentado muitas incertezas, inclusive econômicas. Logicamente, isso teve reflexos no volume de negócios em praticamente todos os setores e um dos desafios desses tempos tem sido aprender a lidar com essa realidade. Saiu na frente quem percebeu que precisava se reinventar e buscar novas formas de se mostrar no mercado, aparecendo para seu público alvo como uma solução ou, pelo menos, um facilitador em meio às novas exigências de convívio social. Aliada às divulgações espontâneas, a adoção estratégica de mídia paga impulsionou resultados, divulgando ofertas, novos serviços e vantagens, contribuindo para fortalecer o reconhecimento de marcas e a fidelização a ela.

Ainda duvida disso? Pense bem. Nos últimos meses, em meio a todas as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, um dos setores que conseguiu crescer foi o de serviços de delivery  e os segmentos que se atrelam a ele. É verdade que a entrega em domicílio sempre existiu. O fato relevante em meio a isso tudo foi a maneira como empresas e empreendedores usaram isso para se conectar com seu público.

O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, tornou o seu serviço de entregas – que sempre existiu, é importante ressaltar -, em um ponto de destaque em sua estratégia de comunicação durante a pandemia. O primeiro passo foi readequar a realidade. A empresa mais do que dobrou o número de lojas físicas com a modalidade de entrega express e reforçou seu e-commerce. Se o cliente estava ficando em casa, o mercado passou a ir até ele de forma rápida, simples e segura.

Lançada em maio, a campanha #JuntosPodemosMais permitiu que o público tomasse conhecimento dessas e de outras iniciativas graças a uma ampla estratégia  de comunicação, incluindo ações nas redes sociais do Grupo e a divulgação de um filme de 90” em canais fechados de TV com imagens reais enviadas por clientes, registrando como a pandemia estava alterando seu cotidiano.

Mas não é preciso ficar restrito às grandes marcas para perceber que os bons resultados ficaram ao lado de quem adotou essa linha. Pequenos fornecedores tornaram a disponibilidade de entrega e a higienização de seus produtos carros-chefes entre seus diferenciais.

Com um bom plano comunicação, mesmo sem a possibilidade de investir grandes valores, a mídia paga é uma opção acessível a empresas de todos os tamanhos para valorizar sua marca. Afinal, como você usa o conteúdo pago é tão ou às vezes até mais relevante do que quanto você vai investir nele.

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Agora que as vantagens da mídia paga ficaram claras, conheça cinco fatores que você precisa levar em consideração para investir bem nesse conteúdo em tempos de pandemia.

1 – Conheça seu público

Essa dica é aparentemente desnecessária, mas ainda há quem a ignore. O primeiro passo para qualquer tipo de campanha, paga ou não, é conhecer seu público. Ter a sensibilidade de identificar suas necessidades e os elementos que ele valoriza para atendê-las é fundamental.

2 – Defina seu objetivo

Sem saber qual meta deseja alcançar é muito mais difícil estabelecer o tipo de campanha mais adequado. Você quer gerar leads, aumentar o número de visitas em sua página, fidelizar seu público ou intensificar a interação dele em seus canais? O objetivo não precisa ser necessariamente numérico, pode ser comportamental, mas o fundamental é que ele esteja bem definido.

3 – Determine um prazo

Depois de definir o que você deseja alcançar, é necessário estabelecer em quanto tempo quer chegar lá. Campanhas de tiro curto podem demandar investimentos maiores.

4 – Estabeleça um orçamento

Saber o valor disponível para investir em mídia paga é essencial para traçar a estratégia a ser seguida. As ideias e opções de mídia precisam estar adequadas à realidade financeira do projeto, assim como os objetivos devem ser condizentes com esses recursos.

5 – Faça uma mensuração periódica dos resultados

Uma vez implantado um plano de mídia paga, é importante fazer uma avaliação periódica dos resultados alcançados. Isso possibilita ajustes de acordo com a realidade.

 Por Marta Teixeira

 

 

 

 

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