Conheça os erros que devem ser evitados na comunicação interna

Por Núbia Neves

A imagem interna de uma companhia pode não ser tratada ainda com a prioridade que merece, porém, a comunicação entre empresa e funcionários é tão importante quanto a comunicação com qualquer outro stakeholder. Se você se perguntou “stakeholder?”, sim, você entendeu certo. Os empregados são, com certeza, um dos principais targets que uma companhia deve ter.

Quando os funcionários da empresa são bem informados eles entendem que são peça-chave para o bom funcionamento da companhia, e ser reconhecido como um profissional importante ajuda na melhora da produção do colaborador.

O que não fazer no trabalho de comunicação interna:

Não informar: o primeiro a saber o que se passa dentro de uma empresa é, com certeza, o funcionário. Se as coisas vão mal, informe, explique, faça com que ele se sinta seguro no seu emprego. Esclarecer as informações é muito melhor do que deixar as pessoas imaginarem o que está acontecendo. Se a notícia for boa a mesma regra se aplica, faça com que o funcionário entenda que ele deve saber tudo o que for possível sobre a companhia que ele faz parte, isso o torna um funcionário engajado a alavancar o negócio.

Teoria diferente da prática: todo funcionário é porta-voz da companhia. Pesquisas afirmam que uma pessoa pode atingir, em média, cinco pessoas. Um funcionário que não confia em sua empresa transmitirá essa insegurança e não se preocupará com a informação. É crucial que quando houver o contato com o colaborador ele seja feito de forma sincera e transparente;

Não escutar opiniões: regularmente encoraje o funcionário a falar e sugerir. Obviamente a empresa não poderá colocar em prática todos os pedidos, porém, é crucial escutar a opinião de quem entende da área em que trabalha. Essa é uma forma de aperfeiçoar todos os campos da empresa;

Não informar estratégias: sempre transmita ao trabalhador a estratégia da empresa. A sinergia entre as expectativas e a prática é essencial para que a empresa alcance de forma mais rápida e assertiva o sucesso que almeja;

Comunicação não necessita de estratégia: a comunicação da companhia deve sempre pensar na estratégia para informar o colaborador. Muitas vezes, a melhor forma de comunicar a fábrica, por exemplo, não é a mesma de comunicar a gerência. Entender como as áreas trabalham é a melhor forma de produzir uma comunicação estratégica.

Essas são apenas cinco dicas do que não pode acontecer em um trabalho de comunicação interna. Outros erros são comuns dentro das empresas e, por isso, é importantíssimo sempre prestar atenção ao funcionário, afinal de contas, eles são peça-chave para criar uma empresa de sucesso.

Se quiser saber mais sobre comunicação interna, acesse: Quando eu preciso de comunicação interna?

* Núbia Neves é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

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