Por Rogério Artoni
Content marketing é, na verdade, a geração de conteúdo que traz resultados efetivos para uma empresa através de suas plataformas digitais. Imagine que as pessoas estão cada vez mais evitando a publicidade e buscando informações que elas consideram relevantes. Pensando dessa forma, ter produção de conteúdo digital customizado e direcionado para o seu público dentro do seu site ou blog pode trazer novos visitantes e, dessa forma, potenciais clientes para a sua empresa. Este post é um exemplo disso, e se você leu esse texto até aqui é porque provavelmente encontrou esse conteúdo num buscador como o Google e está visitando o site da Race Comunicação.
Para realizar uma produção de conteúdo online relevante, deve-se ter sempre em mente quem é o seu público, que informação ele procura e o que é interessante para ele, tudo alinhado com as estratégias da sua empresa. Contudo, esse trabalho de marketing digital exige uma equipe disponível para fazer a avaliação, a pesquisa e principalmente para produzir esse material e gerenciá-lo nas suas plataformas digitais, sejam elas o seu site ou suas redes sociais.
O content marketing, ou gestão de conteúdo, não substitui a publicidade, mas sim a complementa, assim como faz com outros serviços, como a assessoria de imprensa. Essa produção de conteúdo para sites e blogs deve ter sempre como aliada o trabalho de SEO marketing. Ou seja, mesmo que você tenha um conteúdo digital relevante, deve ter um trabalho de manutenção do conteúdo interno do seu site ou blog para poder melhorar a visibilidade frente aos buscadores.
Esse trabalho de produção e gestão de conteúdo, realizado por uma equipe de jornalistas, deve ser direcionado com palavras-chaves relevantes para o seu negócio, tudo alinhado com as demandas dos buscadores e também com o trabalho de SEO.
Para fazer uma comparação simples, se o seu site não tem conteúdo, é como se ele fosse uma biblioteca com poucos livros. Por que as pessoas vão a uma biblioteca que possui apenas 10 livros? Não seria melhor ir à melhor biblioteca da cidade, onde estão disponíveis dezenas de milhares de obras?
Por isso, se o seu site ainda não tem um trabalho de content marketing, pense nele também como uma loja vazia, com poucos produtos à venda. Se você precisa de alguém especializado em produção de conteúdo, entre em contato com a nossa equipe e poderemos ajudá-lo a melhorar o tráfego do seu site.
* Rogério Artoni é Diretor na Race Comunicação.
Ficou interessado sobre Content marketing ou produção de conteúdo? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.