Por Jéssica Maia
Dentro do marketing de conteúdo, é importante saber que a produção de conteúdo possui um papel de grande relevância. Isso se dá porque, através de um planejamento de conteúdo bem feito, ele oferece às empresas a oportunidade de estabelecer contatos e relações com os seus clientes de maneira mais orgânica e natural, atingindo melhores resultados em suas vendas e conquistando uma reputação favorável.
Não se atentar a esse instrumento da Comunicação pode tornar a conversa com os clientes e aqueles em potencial engessada, dura. Enfim, sem carisma e nem um pouco atraente, além de desconectada da realidade daquele que busca um produto ou serviço específicos.
Para que as corporações se conectem autenticamente com o seu público, diversas ferramentas podem ser empregadas. Uma dela é a geração de audiência em seu blog corporativo fazendo uso de conteúdos de relevância, sendo assim, uma resposta para as dores dos leitores e um material interessante para eles.
Contudo, gerar proximidade com os leitores e apresentar soluções de problemas que até então não haviam sido identificados demanda um trabalho especializado, feito com dedicação e profissionalismo. Isso pode ser bem desenvolvido com a produção de conteúdo estratégico de Inbound Marketing (marketing de atração).
Como organizar a produção de conteúdo de sua empresa?
Antes de iniciar a produção de conteúdo para sua corporação, não importando seu tamanho ou alcance, é necessário compreender alguns passos importantes.
No Inbound Marketing, as empresas podem trilhar um caminho conhecido como funil de vendas, que apresenta os seguintes passos: atração, conversão, relacionamento, vendas e análise. Esse caminho permite que as organizações produzam conteúdo mais estratégico e direcionado para as necessidades de seus clientes.
Para isso, mais do que conhecer quem é o público alvo de sua empresa, é fundamental conhecer a sua persona – mas como alcançar e desenvolver esse personagem?
Após uma pesquisa mais aprofundada sobre o seu público alvo, onde se consiga respostas sobre o estilo de vida, comportamento e características pessoais, você poderá chegar a um modelo de personagem, que conta com várias características, inclusive com nome próprio e idade. Esse conceito inventa uma pessoa “real” para representar seu público alvo.
A persona pode ser, por exemplo, Maria Luísa, advogada de 35 anos, que nasceu no interior de São Paulo e hoje mora no Rio de Janeiro, é divorciada, tem um filho de 10 anos, gosta de fazer exercícios… Os diversos detalhes relevantes vão compor sua persona com muita riqueza.
Criar a sua persona será fundamental para que a produção de conteúdo do seu blog corporativo trate de assuntos relevantes, os quais estejam ligados diretamente ao seu futuro cliente e suas aspirações e necessidades.
Estruturando o conteúdo no blog corporativo
A divulgação dos conteúdos no blog corporativo também envolve uma estratégia e estudo sobre quais são os melhores canais e palavras chaves a serem utilizadas. Isso tudo envolve uma importante dedicação. Afinal, essa será a principal porta de entrada para novos clientes e não adianta atirar em todas as oportunidades apenas por fazer.
Explicando um pouco sobre o blog corporativo, essa é uma ferramenta muito importante para trabalhar a comunicação de uma empresa, ao lado das redes sociais, publicidade e divulgação na imprensa, as quais também merecem atenção.
Atuando como espaço que une marketing e jornalismo, as matérias do blog corporativo combinam técnicas de storytelling, ou seja, narrativa de histórias, para apresentar os produtos e serviços com outras informações relevantes.
Quer se conectar de maneira autêntica e relevante com o seu cliente, contando com uma assessoria especializada para essa produção? A Race Comunicação pode te auxiliar. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de comunicação e marketing digital.