Da infância a fase adulta, existem as mais variadas formas de se comunicar, especialmente quando o objetivo principal é alcançar um público com idades diferenciadas e propósitos similares. Vivemos em um mundo de avanços tecnológicos que ultrapassam barreiras jamais imaginadas. Dia após dia, somos bombardeados com informações que, muitas vezes acabam por não estar vinculadas com nossos interesses pessoais.
Graças a este enorme avanço, possuímos as mais variadas ferramentas para alcançar nosso público. Supondo então que o assunto tratado é Videogame, sabemos que não apenas de crianças vive a indústria dos consoles. Grande parte da renda vem de pessoas com mais de 22 anos de idade.
Com tamanha disparidade de idades, como se comunicar com um público tão diverso e apaixonado pelos games?
Ao contrário do que muitos pensam, as crianças e pré-adolescentes, possuem tamanho conhecimento e curiosidade podendo lidar com temas que adultos costumam trabalhar. A maneira como se executa a comunicação irá propiciar o entendimento em todas as idades. Hoje em dia, infográficos, tabelas e linguagens mais lúdicas e tecnológicas fornecem tudo o que uma criança de 10 a 14 anos necessita para estar a par de tudo que acontece no mundo dos jogos.
“Devemos lembrar que independente da escrita ser algumas vezes voltada ao mundo infantil (falando sobre vídeo game) o texto é jornalístico e retrata um acontecimento, um lançamento, algo que está surgindo no mercado.”
Vivemos em época de memes e muitas empresas hoje adotam esse estilo para se comunicar com o público da internet e televisão, até mesmo em revistas está presente este tipo de linguagem. E fora do âmbito dos videogames não é diferente, os cuidados necessários para se alcançar todo o público desejado demanda demasiada estratégia que perpassa os limites da comunicabilidade.
Mudanças na forma de escrita, bem como o conhecimento prévio do público alvo são características determinantes para uma boa comunicação. Esta “mexida” na estrutura da linguagem se da devido a construção de ideias do sujeito que produz o conteúdo para o público que, já possui conhecimento prévio sobre o assunto proposto. Quando se trabalha com certa ideologia, seja ela uma cultura tecnológica, o sujeito é afetado necessitando absorver maior conhecimento do que a criança, o pré-adolescente ou o adulto consome.
Ao produzir conteúdo para diferentes tipos de público utilizando os mais variados tipos de comunicação (mobile, impresso, digital) a criação necessita ser mais lúdica alcançando até mesmo públicos que porventura, desejam se aventurar no mundo do desconhecido.
A comunicação hoje necessita estar de mãos dadas com a criação, de novos conteúdos, novas formas de se comunicar via linguagem digital, propiciando assim sempre um interesse contínuo no público que acompanha o material proposto. E você? Já criou seu conteúdo e inovou a maneira de se comunica com seu público através de uma nova linguagem? Se precisa de ajuda com isso, entre em contato conosco!