Criatividade: uma aliada na hora de pensar em uma pauta

Por Évelin Karen

Para se tornar relevante na geração de conteúdo online – ou content marketing –, é preciso escrever muitos textos, seja para um blog corporativo ou mesmo para um site da empresa. Escolher um bom tema para escrever nem sempre é uma tarefa simples. Se você produz conteúdo com frequência, é bem provável que, em algum momento da carreira, você tenha enfrentado um bloqueio criativo e passado “horas” na frente da tela do computador, sem escrever uma única linha.

Bom, o que fazer nesta hora? O ideal é agir antes que essa trava aconteça. Para ajudar, separamos sete dicas que vão te ajudar a pensar em uma história criativa:

1 – Expanda seus horizontes: Não se prenda apenas ao ambiente de trabalho. Muitas vezes, boas ideias surgem quando menos se espera, como quando se está no transporte a caminho de casa ou até mesmo numa reunião com amigos. Novas pessoas podem gerar novas ideias. Anote toda e qualquer sugestão que tiver: vale no bloquinho de notas, no celular, arquivos no computador, rascunho de e-mail. Crie um banco de ideias para que você possa lapidá-las de acordo com a sua necessidade.

2 – Aprenda a reconstruir temas: Nem sempre você terá ideias mirabolantes. Geralmente, falar sobre um assunto simples, mas com uma abordagem inovadora, é uma boa saída para te render bons resultados.

3 – Não se reprima: Escreva tudo o que vem à cabeça e depois brinque de ligar os pontos. Trabalhe e reflita sobre os assuntos que você propõe. Nem sempre a primeira ideia é a melhor. Mesmo que você esteja escrevendo sobre coisas aleatórias, o cérebro é estimulado, aumentando as chances de se gerar conteúdo criativo. Pense, analise e filtre para saber se algo pode ser melhorado. Arrisque-se, inove e saia da caixa para ter resultados surpreendentes.

4 – Convoque reuniões de brainstorm: Todos sabem que várias cabeças pensam melhor que uma só. A boa e velha reunião de brainstorm sempre é uma boa pedida. Na chuva de ideias, uma sugestão pode acabar complementando a outra, acendendo uma luz para a criação de algo inovador.

5 – Esteja presente nas redes sociais: Monitore e siga diversas páginas, grupos de discussão e fóruns. Nestes canais são divulgadas uma grande quantidade de conteúdos novos que podem te inspirar. Ali também você pode filtrar sua busca pelos assuntos que te parecem mais relevantes. No final das contas, um simples “meme” pode se tornar uma boa oportunidade de pauta.

6 – Leia muito: Fique sempre de olho num bom livro, nas notícias e saiba sobre os principais assuntos do momento. Esta constante atualização das informações pode ajudar – e muito – na hora de se pensar em temas. Mas lembre se: escolha sempre fontes confiáveis.

7 – Cuide se! Pense um pouco mais em você e no seu bem estar: ouça música, medite, relaxe, durma. Seu corpo e mente precisam estar em boas condições para que as ideias possam fluir naturalmente e melhor.

A Race é uma agência especializada em produção de conteúdo. Provavelmente você nos achou por um buscador e chegou até aqui. Se está buscando uma agência de produção de conteúdo, entre em contato com os nossos especialistas e veja como podemos te auxiliar.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »