Por Ana Carolina Lima
Jornal, revista e newsletter são algumas das principais ferramentas de divulgação disponíveis. Para uma empresa, todas elas também são importantes mecanismos da comunicação interna. Entretanto, é necessário primeiramente um conhecimento do seu público-alvo, ou seja, é preciso verificar de quais plataformas seus funcionários são mais adeptos. Afinal de contas, a comunicação é uma via de mão dupla e, mais do que fornecer informações, é necessário assegurar que o público entenda, aprove e se possível aceite as mensagens divulgadas.
O jornal pode ser entendido de duas formas na comunicação interna, como jornal-mural ou informativo impresso. Seu foco é divulgar informações, manter todos os funcionários cientes do que está acontecendo dentro da companhia, gerar um sentimento de pertencimento e criar uma política de transparência.
A newsletter, diferentemente da mala direta que oferece promoções, apresenta um conteúdo sobre um assunto específico e reforça a transparência da empresa com os funcionários. Além de informações organizacionais, também pode ser usada para trabalhar assuntos relacionados ao crescimento profissional dos colaboradores.
Segundo Corrado (1994) “O novo modelo de administração é participativo, onde os funcionários recebem informação em tempo real, ajudam a solucionar problemas e opinam sobre novas ideias”.
* Ana Carolina é Assessora de imprensa na Race Comunicação.
Ficou interessado sobre ferramentas de comunicação interna? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.