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Influenciador x Jornalista

Influenciador x Jornalista: entenda quando e porque acionar cada um

Por Giovanna Calhelha

Falar em ações de PR nos dias de hoje, é o mesmo que pensar em planejamentos que englobem inciativas das mais tradicionais, como o bom e velho envio de release para jornalistas, até press kits “instagrámaveis” para influenciadores.

Se antes elaborar um texto contando a novidade de uma determinada marca e divulgá-lo na imprensa era a forma mais eficaz de fazer com que o assunto chegasse a todos, podemos dizer que as coisas mudaram um pouco. 

Hoje, além de ter uma agenda cheia de contatos de jornalistas, os assessores precisam contar com um bom mailing de influenciadores. Sim, isso mesmo, influenciadores digitais!

Segundo levantamento divulgado pela plataforma CupomVálido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. A prova viva de que mais do que nunca, além de estarem em jornais, revistas, TVs, rádios e portais, as marcas também precisam estar nas redes sociais.

Mas como juntar esses meios de comunicação e falar com tudo e todos ao mesmo tempo, sem errar ou, como costumam dizer, sem perder o timing?

Quando falar com o jornalista

A rotina de um jornalista que trabalha em redação é dinâmica e a quantidade de e-mails que eles recebem por dia é insana (arrisco dizer que passa facilmente da casa dos 500), por isso é tão importante entender qual o momento certo e para que devemos acioná-los. Seguem algumas dicas que podem ajudar:

  • Tenha sempre em mente que tipo de conteúdo é publicado normalmente pelo veículo e qual o seu público de interesse. É uma coluna que só dá materiais exclusivos? Fale com esse jornalista primeiro. Só publicam reportagens que tenham dados, porcentagens e números em geral? Tire do seu disparo se não for o caso do seu conteúdo.

Encher o jornalista com e-mails que ele não vai ter interesse atrapalha mais do que ajuda, e ainda pode estremecer o relacionamento de vocês. Vale se atentar sempre também ao prazo de fechamento de colunas e revistas, para conseguir enviar o material a tempo de ser publicado na edição do seu interesse.

  • E por falar em relacionamento, essa é uma dica valiosíssima: tenha o seu mailing de “jornalistas mais próximos”. Independente da área que está trabalhando, do cliente que está atendendo ou o que está fazendo da vida, é muito importante manter seu networking em dia. Assim como precisamos que as novidades e lançamentos das empresas que são nossas parceiras sejam publicados na imprensa, os jornalistas também precisam ter boas histórias para contar.

E manter um relacionamento próximo com esses profissionais ajuda a ganhar tempo e torna a negociação de pauta mais prática, rápida e direta, afinal você saberá com quem e por onde falar com o jornalista (e-mail, mensagem via WhatsApp ou ligação). Construa e fortaleça sempre seus laços!

  • Saiba respeitar os limites da relação com os jornalistas. É comum que as empresas queiram enviar press kits para a imprensa em datas comemorativas ou quando anunciam alguma coisa nova, e acreditem, todo mundo gosta de ganhar mimos.

Porém, há redações com políticas de compliance que não permitem esse tipo de ação, e está tudo bem. Seu bom relacionamento com um jornalista ou um veículo de comunicação não dependerá disso, fique tranquilo. Nessas situações, um bom conteúdo vale mais do que mil presentes.

Quando acionar o influenciador

Segundo artigo publicado pelo site Betway, a profissão de influenciador digital nasceu há centenas de anos, mas foi se adaptando e ganhou uma cara totalmente nova com o advento das mídias sociais. Estima-se que esse mercado formado por famosos e anônimos movimente, somente em 2021, cerca de R$ 10 bilhões nas mais diversas redes, como YouTube, Instagram, Twitter e mais recentemente, TikTok.

São tantas opções, tantos perfis diversificados, tantos públicos diferentes para atingir, que valem algumas dicas também:

  • Antes de propor um influenciador para qualquer ação envolvendo uma empresa, é importante responder algumas perguntas: com qual público quero falar? Quem eu quero atingir? Busco um influenciador que tenha um perfil polêmico, cômico, fitness, ativista, quem é a pessoa que espero encontrar por trás das postagens? Além disso, é necessário entender se o influencer em questão tem relação com a sua marca ou, ainda mais importante, se ele/a se relaciona com os seus concorrentes. Se certifique do básico, antes de iniciar qualquer contato.

A relação com os influenciadores digitais é algo que precisa ser construída também e assim como com os jornalistas, é uma via de mão dupla, uma vez que as marcas precisam deles, assim como eles precisam das marcas. Crie seus laços, envie as novidades para que conheçam melhor e possam experimentar os produtos, sejam eles comidas, cosméticos, roupas, sapatos e até eletroeletrônicos, ninguém vai querer postar uma coisa que não conhece de verdade.

  • E por fim tenha em mente que mais do que um profissional, o influenciador digital é uma pessoa, com gostos, preferências e opiniões, assim como qualquer outra pessoa. Aciona-los de forma orgânica é entender que ele pode ou não postar seu kit. Pode ou não falar super bem da sua marca. Pode ou não passar aquelas key messages que você mandou na cartinha. Ele é livre para decidir se aquilo faz ou não sentido com o que ele acredita, gosta e com a linha que segue em seu perfil.

Resultados certeiros, mensagens-chaves alinhadas e posts seguindo roteiros custam dinheiro, tem um valor comercial, e devem ser valorizados, tanto quanto as postagens orgânicas. Tudo vai depender única e exclusivamente do que a empresa está buscando no momento.

Uma coisa é certa: sempre vai ter alguém para te escutar, para ler sobre o que você tem para falar, ver, ouvir, acompanhar, curtir, compartilhar, comentar, repostar… Sempre vai ter alguém do outro lado! Cabe a você decidir quem quer que seja essa pessoa.

Precisa de especialistas para o relacionamento da sua marca com jornalistas e influenciadores? Conte com a Race Comunicação!

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