3 dicas para chamar influenciadores para campanhas

3 dicas para chamar influenciadores para campanhas da sua empresa

Por Thamyris Barbosa

Longe de ser uma aposta, o marketing de influência já é uma realidade popular e altamente lucrativa no mundo todo e, de uma maneira muito especial, aqui no Brasil. Após 2020, com a chegada da pandemia no país, o setor explodiu: mais 80% dos entrevistados na terceira edição da pesquisa ROI e Influência, do YouPix, afirmam que, a partir da Covid-19, o trabalho com influenciadores se tornou ainda mais estratégico para os seus negócios.

Os números refletem o que já temos visto na prática: brasileiros são um público bastante aderente a este formato de comunicação. Prova disso é que 76% dos internautas brasileiros já compraram algo ou utilizaram algum serviço indicado por um influenciador digital, como mostra um estudo do Instituto Qualibest.

Por que apostar em campanhas com influenciadores?

Além de certeiro, é possível afirmar ainda que o marketing de influência é um dos investimentos mais democráticos e acessíveis atualmente. Ele se encaixa bem para qualquer tipo de proposta e budget, já que é possível trabalhar com creators de vários níveis de alcance: nano (até mil seguidores), micro (até 100 mil seguidores), macro (entre 100 mil e um milhão) ou mega (a partir de um milhão de seguidores).

No entanto, na hora de abordar um influenciador digital, podem surgir algumas dúvidas sobre qual é a melhor maneira de introduzir o assunto, o melhor canal para que sua mensagem não fique perdida entre outras milhões e quais mensagens podem chamar a atenção para que os influenciadores digitais topem participar da campanha da sua empresa. Para entender a forma mais eficaz de iniciar essa abordagem, acompanhe as três dicas a seguir:

1) Encontre o melhor canal para falar com os influenciadores

Verifique se no perfil do influenciador escolhido para sua campanha existe algum e-mail de contato. Acredite, mesmo que pareça uma via de comunicação um tanto quanto quadrada, entrar em contato por e-mail é a forma mais garantida de que sua proposta seja lida e avaliada com a atenção necessária, especialmente quando se trata de macro e mega influenciadores.

Isto porque eles costumam receber muitas mensagens (direct messages) nas redes sociais em que atuam, o que pode dificultar a leitura e localização da sua proposta. Influenciadores com menos seguidores nem sempre indicam um e-mail para contato. Neste caso, use a rede social em que ele atue com mais frequência.

2) Vá direto ao ponto

Os influenciadores tendem a receber muitas propostas de parceria e, caso a sua não seja clara o suficiente, ele talvez nem responda sua mensagem aceitando ou declinando o job. Escreva já no assunto do e-mail (ou título do direct) algo como: “Proposta de parceria” e, em seguida, o nome da empresa. Se a empresa ainda não for muito conhecida, vale iniciar a mensagem apresentando a companhia, o ramo de atuação, explicando a campanha e o motivo pelo qual faria sentido trabalhar com ele neste momento.

Além disso, é fundamental informar, logo no primeiro contato, qual é o orçamento disponível para esta ação. O valor não precisa ser exato, pode ser algo aproximado, mas esta informação precisa estar presente na proposta.

Muitas vezes, não existe pagamento em dinheiro, mas sim em forma de permuta (quando a empresa envia gratuitamente um produto ao influenciador e ele se compromete a divulgar, também de forma gratuita). De qualquer modo, esta informação deve ficar bastante evidente na mensagem (e no contrato).

3) Detalhe ao máximo o que espera do influenciador

Seja muito transparente ao explicar o que o influenciador precisará fazer, caso aceite participar da sua campanha. Exemplo: “3 posts no feed do Instagram às 11h30 da manhã do dia 20 de junho de 2022. A imagem deverá ser foto do produto em primeiro plano e do influenciador, em segundo plano, segurando o objeto. O texto deve contemplar as mensagens-chave descritas no contrato”.

É muito importante que o influenciador tenha esta clareza sobre o trabalho para que entenda quanto tempo, quais equipamentos e o tamanho da equipe de que precisará dispor para atender a demanda.

Por fim, cabe destacar que, antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer a fundo o trabalho do influenciador escolhido para sua campanha. Ele será a cara da empresa durante a execução do projeto, por isso você deve estar por dentro de seu conteúdo, suas ideias e a linguagem utilizada para falar com os seguidores. Isto fará com que o resultado final da campanha seja mais autêntico, lucrativo e alinhado tanto com os ideais da empresa, quanto do influenciador.

Quer começar uma campanha com influenciadores? Fale com a equipe da Race Comunicação! Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

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