Por Rogério Artoni
Muitas empresas já aprenderam que são vários os caminhos para atingir os seus stakeholders. Sejam eles internos ou externos. Contudo, um caminho ainda pouco explorado para a comunicação corporativa ou comunicação empresarial é trabalhar com os infográficos. Muitas vezes são diversas informações que precisam ser passadas para o público de interesse, mas um texto pode ser o caminho mais longo e menos claro. Por exemplo, este post poderia ser transformado em um infográfico e você o leria/interpretaria de uma forma muito rápida. Contudo, sem esse texto, sites de buscas não o trariam até aqui, pois a indexação de imagens ainda é falha por esses robôs de buscas.
Ainda é possível impactar melhor os seus funcionários ou colaboradores com a comunicação interna usando infográficos. Por exemplo, é possível tratar sobre a redução de acidentes mostrando em um infográfico os percentuais de acidentes podem ser reduzidos com uso de EPIs. Para isso, não é necessário pensar nos buscadores, já que esse recurso seria usado na sua intranet, no seu jornal mural ou na sua revista interna.
Pensando em comunicação externa, é possível trabalhar infográficos em assessoria de imprensa para mostrar para os jornalistas todas as áreas de atuação da sua empresa. Ou ainda dá para criar um infográfico sobre um tema da sua empresa e trabalhar ele com exclusividade com um veículo de comunicação. Depois de publicado, muitos serão os compartilhamentos e o seu infográfico ainda pode virar um viral.
Infográficos têm uma infinidade de utilizações e podem ser trabalhados de várias formas. Consulte-nos e veja como podemos ajudar a sua empresa com infográficos, sejam em comunicação interna ou externa.
* Rogério Artoni é Diretor na Race Comunicação.
Ficou interessado sobre Infográficos e comunicação corporativa, um novo caminho? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.