O perfil do profissional de comunicação

Por Marianne Mitsui

Cada vez mais os profissionais de comunicação precisam se reinventar para a melhor adequação a um mercado volátil e competitivo. Os nichos da comunicação social exigem profissionais proativos e com vasto conhecimento, em especial aquele que envolve seu segmento. Atualmente, pessoas de diferentes graduações e especializações trabalham na área. Entretanto, a formação universitária da maioria dos profissionais é em Comunicação Social, segundo recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

De acordo com a pesquisa, que entrevistou 315 pessoas da área de comunicação, 96% dos participantes têm formação em nível superior, sendo 40% deles na área de Jornalismo, seguido de 23% em Relações Públicas e 15% em Publicidade e Propaganda. Mais da metade dos participantes era do sexo feminino (75%), sendo 44% residentes no estado de São Paulo e 61% com até 35 anos de idade.

Outro dado importante apontado pela pesquisa indica que a comunicação interna é o nicho onde mais se encontram profissionais da área de comunicação. Dos participantes da pesquisa, 74% atuavam nesse campo, seguidos de relações institucionais e relacionamento com a imprensa com 47%, e responsabilidade social com 38,7%.

Isso mostra que o profissional de comunicação está se concentrando, cada vez mais, no mercado de comunicação corporativa e principalmente na comunicação interna. Fazendo uma análise objetiva, é possível também concluir que o investimento em comunicação interna teve um grande crescimento nas empresas. Essa área tem tido cada vez mais espaço nas companhias e é um grande nicho a ser explorado pelos profissionais de comunicação.

É importante lembrar que o profissional de comunicação também é aquele que atua nas agências de publicidade, nos departamentos de marketing das empresas e muitas vezes também na área de eventos. Todos, sem exceção, buscam avaliar qual é a melhor comunicação a ser feita para se atingir da melhor forma determinado público de interesse.

E aí, você tem esse perfil? Entre em contato conosco e mande o seu currículo: rh@agenciarace.com.br

* Marianne Mitsui é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

Ficou interessado sobre o perfil do profissional de comunicação? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »