Por João Andrade
Para entendermos o significado do conceito Branding, precisamos primeiro entender o que é marca (brand, em inglês). Marca é o conjunto de características que ancoram a necessidade de um consumidor a um produto; é aquilo que irá diferenciar um serviço de outro.
Uma marca pode ser uma bebida, uma roupa, um curso de línguas ou um hotel, por exemplo. Imagine você chegando em uma loja para comprar um celular, mas quando olha para os aparelhos não têm nada que os diferencie. Como escolher o seu favorito? É difícil imaginar o mundo sem as marcas.
Com um mercado cada vez mais acirrado, as empresas, em parceria com seus times de comunicação, enxergaram a necessidade de investir em algo a mais, e não só em produtos, mas sim em experiências.
Uma situação simples de compreender é quando estamos diante de um PC e um MAC. Eles oferecem o mesmo produto com características e configurações semelhantes. No entanto, haverá consumidores que irão consumir um e não o outro por motivos diversos, sejam eles objetivos ou subjetivos.
Logo, branding é o desenvolvimento daquilo que irá diferenciar uma empresa de outra. E isso vai além de um logo ou slogan. É a identidade, as crenças e o propósito pelo qual a empresa existe. Branding é a percepção do consumidor quando ele vê o produto ou ouve o nome de sua marca. É a imagem mental que ele tem. São os valores pelos quais a empresa quer ser lembrada, mas não somente os valores que a marca tem. São os valores que marca aprecia. E todas as suas ações devem refletir esses valores.
Desenvolver o branding de uma marca pode ser uma ferramenta importante de comunicação, pois ele irá apontar os caminhos mais eficientes de atingir o stakeholder.