Por Beatriz Carvalho
Normalmente, nossa vida é cheia de compromissos. Para dar conta de tudo em 24 horas precisamos nos organizar e planejar o nosso dia por ordem de relevância. Temos compromissos inadiáveis e aqueles que não são tão urgentes assim. Nesse sentido o jornalista ou assessor de imprensa precisa se organizar diante da “chuva” de assuntos, informações e sugestões de pautas que possuem levando em conta o que é mais importante e adequado naquele momento para o jornal e para o seu cliente.
Para ajudá-los nessa dura missão utiliza-se um recurso chamado pauta. A pauta funciona para o jornalista ou assessor de imprensa como uma bússola para um navegador. Ela é responsável por dar as direções e os comandos para a construção da matéria, por dar o start na apuração para uma reportagem. Para isso, ela precisa ser recheada de instruções básicas que orientem o jornalista na sua tarefa.
Antigamente, era comum nas redações dos jornais ter uma pessoa que tinha a única função de redigir a pauta que era conhecida como “pauteiro”. Hoje, a pauta é feita pelos editores e subeditores das redações e assessorias.
Uma boa pauta precisa ser rica em detalhes. Deve conter o resumo do fato, qual será a abordagem (o que marca a individualidade da matéria), o posicionamento adotado, se terá entrevistas (qual o horário e local), quem são as fontes (cargo ou função do entrevistado). É muito importante que o jornalista ou assessor possua um grande leque de fontes, pois são essas pessoas que possuem informações capazes de enriquecer e legitimar a reportagem.
Apesar de ser detalhada, a pauta não é rígida. Ela pode ser alterada em todos os seus aspectos levando em conta os acontecimentos factuais que podem ocorrer depois da pauta pronta.
Se quiser entender melhor sobre a pauta no jornalismo, recomendo o vídeo “Como fazer uma pauta?”. De forma bem dinâmica, o vídeo dá dicas preciosas para a construção de uma boa pauta e você pode conferi-lo logo abaixo.
* Beatriz Carvalho é assessora de imprensa na Race Comunicação
Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.