Por João Pedro Andrade
A todo instante pessoas ao redor do mundo estão buscando suas necessidades na barra de procuras do Google – seja um vestido novo, como perder peso ou aquela viagem dos sonhos. Agora, você dono de um negócio, imagine poder colocar o nome da sua empresa disponível para essas pessoas no momento da busca. Você pode construir seu caminho até o topo através de ações de SEO ou comprar esse serviço. Esse é o Google AdWords e é exatamente o que ele oferece.
O serviço funciona a partir da seleção de palavras-chaves que seus prospects e/ou clientes poderiam utilizar ao procurar o serviço que você oferece – “tênis de corrida”, por exemplo, se o seu negócio é uma loja de materiais esportivos. O topo da busca irá trazer uma página da sua empresa com a oferta buscada. Junto com ela, haverá um sinal escrito “anúncio”, que indica a utilização de AdWords.
Provavelmente, você não será o único a fazer essa escolha de palavras-chave e terá que dividir esse espaço com alguns de seus concorrentes. Para ter o seu anúncio no topo da lista, ou ainda eliminar os anúncios dos concorrentes, você, anunciante, deverá oferecer lances, como num leilão. O valor é calculado por CPC – cost per click (custo por clique).
E o maior lance ganha? Talvez. Nem sempre. Além do dinheiro, o Google também levará em consideração a qualidade da sua página em relação ao termo procurado. Número de cliques recentes e conexão do termo buscado com seu conteúdo são somente alguns dos fatores levados em consideração.
Como resultado, pesquisas mostram que cerca de 81% dos usuários do Google clicam em anúncios de AdWords. 40% deles não fazem ideia que estão clicando em anúncio. Desse modo, podemos observar que essa pode ser uma ferramenta bastante útil e importante para aqueles que desejam utilizar de novas tecnologias para ampliar seus negócios.