O trabalho dos veículos de comunicação na construção da imagem: figuras públicas

Por Thaís Muniz

Desde os primórdios, a percepção da sociedade sobre os padres e reis medievais já formavam uma base onde a população enxergava força e poder, e o clero representava sabedoria e conhecimento. E hoje, quem são as pessoas públicas na nossa sociedade? Como é construída a imagem delas? Como o profissional de comunicação tem importância nessa construção?

Artistas, desportistas, políticos e grandes empresários. Eles têm uma representação importante, alcançam muitas pessoas e fazem parte do cotidiano da população, ainda que indiretamente. Um jogador de futebol como Neymar, por exemplo, precisa ter sua imagem de bom atleta vinculado à boa pessoa, já que muitas crianças e adultos irão se inspirar nele e admirar o seu trabalho. Um cantor famoso precisa demonstrar carinho aos fãs, que tanto propagam e se sentem tocados pela sua música aos quatro cantos do mundo. E o político precisa passar confiança aos eleitores, para que depositem seus anseios de uma vida melhor a ele. Sendo assim, o trabalho dos profissionais de comunicação se torna valorizado a partir do momento em que essa construção de imagem é feita de maneira profissional.

É preciso existir uma sincronia entre a imagem posicionada da figura pública com a imagem percebida pelo público.Como é feito esse trabalho? Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Marketing possuem papéis essenciais nessa trajetória. Os dois primeiros trabalham participando e atraindo a representação da figura aos diversos públicos que precisarão interagir com o meio, cuidarão da organização e do planejamento, da imprensa e da equipe de base que sustenta a rotina da pessoa pública, além de ser porta voz e ficar de prontidão para agir rapidamente diante das crises de imagem. Já o Marketing exerce o papel final, age diretamente com o público naquilo que se almeja conquistar. É o vendedor do cantor sensacional, bonito e que encanta a todos, o craque jogador de futebol que as crianças se espelham ou o prefeito que é tocado pelo povo e faz de tudo para que tenham uma vida melhor.

Construir uma imagem de figura pública envolve um trabalho de desenvolvimento e de liderança com ferramentas adequadas para o público-alvo correto. E isso é só o começo, já que manter-se durante os anos lidando com as interferências e crises, é um trabalho de retroalimentação constante da Comunicação.

* Thaís Muniz é Assessora de imprensa na Race Comunicação.

Quer entender ? Clique aqui e veja mais informações sobre alguns serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »