Por Thaís Muniz
Desde os primórdios, a percepção da sociedade sobre os padres e reis medievais já formavam uma base onde a população enxergava força e poder, e o clero representava sabedoria e conhecimento. E hoje, quem são as pessoas públicas na nossa sociedade? Como é construída a imagem delas? Como o profissional de comunicação tem importância nessa construção?
Artistas, desportistas, políticos e grandes empresários. Eles têm uma representação importante, alcançam muitas pessoas e fazem parte do cotidiano da população, ainda que indiretamente. Um jogador de futebol como Neymar, por exemplo, precisa ter sua imagem de bom atleta vinculado à boa pessoa, já que muitas crianças e adultos irão se inspirar nele e admirar o seu trabalho. Um cantor famoso precisa demonstrar carinho aos fãs, que tanto propagam e se sentem tocados pela sua música aos quatro cantos do mundo. E o político precisa passar confiança aos eleitores, para que depositem seus anseios de uma vida melhor a ele. Sendo assim, o trabalho dos profissionais de comunicação se torna valorizado a partir do momento em que essa construção de imagem é feita de maneira profissional.
É preciso existir uma sincronia entre a imagem posicionada da figura pública com a imagem percebida pelo público.Como é feito esse trabalho? Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Marketing possuem papéis essenciais nessa trajetória. Os dois primeiros trabalham participando e atraindo a representação da figura aos diversos públicos que precisarão interagir com o meio, cuidarão da organização e do planejamento, da imprensa e da equipe de base que sustenta a rotina da pessoa pública, além de ser porta voz e ficar de prontidão para agir rapidamente diante das crises de imagem. Já o Marketing exerce o papel final, age diretamente com o público naquilo que se almeja conquistar. É o vendedor do cantor sensacional, bonito e que encanta a todos, o craque jogador de futebol que as crianças se espelham ou o prefeito que é tocado pelo povo e faz de tudo para que tenham uma vida melhor.
Construir uma imagem de figura pública envolve um trabalho de desenvolvimento e de liderança com ferramentas adequadas para o público-alvo correto. E isso é só o começo, já que manter-se durante os anos lidando com as interferências e crises, é um trabalho de retroalimentação constante da Comunicação.
* Thaís Muniz é Assessora de imprensa na Race Comunicação.
Quer entender ? Clique aqui e veja mais informações sobre alguns serviços oferecidos pela Race Comunicação.