Por Evelyn Spada
Cada pessoa, um universo. Existem aquelas mais agitadas, as que gostam de dar conselhos, as que sonham, enfim, são inúmeras características que diferenciam as pessoas. E com a marca não é diferente. Criar a personalidade e individualidade da empresa nas redes sociais pode revelar um lado mais humano e até bem-humorado da marca.
Diante dos canais de atendimento online, as marcas ganham tom de voz e até hobbys. Isso possibilita que os clientes se aproximem daquelas com características e valores pelos quais sentem mais afinidade.
Mas como garantir a notoriedade e fazer com que a marca vire a “queridinha” e seja desejada pelo público?
A resposta é brand persona. Ou seja, trabalhar a personalidade que a marca terá nas redes sociais. Por meio das plataformas sociais, é possível mostrar abertamente ao cliente quem é a empresa e até criar vínculo afetivo com esse consumidor.
O primeiro passo para entender quem é a sua empresa nas redes sociais é determinar a missão, visão e valores. Esse trio é a base para as definições iniciais de personalidade. Outro ponto a ser levado em consideração é o segmento em que atua. Às vezes o próprio nicho em que a empresa está inserida já sugere determinados tipos de personas. Além disso, conhecer e entender o público-alvo é crucial. A persona precisa ser alguém que o consumidor do outro lado da telinha tenha vontade de conversar ou até mesmo tomar um café.
Ao longo da criação de uma persona, a marca vai se deparar com o tom de voz. Ele pode ser desde um tom jovem, que é descolado e usa gírias, e possui até um tom bem-humorado. Um clássico exemplo é o Pinguim, do Ponto Frio. Ele é descontraído, conversa com os consumidores, tira dúvidas na hora e até negocia preços pelo perfil oficial. Lembre-se: o tom deve ser coerente em todas as interações, tanto nos comentários quanto nas mensagens diretas.
Após todo esse levantamento e com uma persona mais detalhada e mais próxima à realidade do mercado de atuação, poderão ser definidos outros itens como: o hobby da marca, o estilo de vida, até chegar em um nome e idade. Esse será o “cartão persona” para garantir o padrão na comunicação.
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E aí, quem é a sua empresa nas redes sociais?