Já parou para pensar que, mesmo com tantas inovações, todo ano surgem novas tendências para as redes sociais?
Por Danilo Nascimento
Como não se lembrar dos icônicos depoimentos do Orkut, participações em comunidades com títulos muitas vezes sem sentido algum? Sentir saudade da ferramenta de chamar atenção no MSN – seria ótimo essa função no WhatsApp para aquelas pessoas que nos deixam falando sozinhos, não é?
E só de imaginar que para conversarmos um com o outro tínhamos que mandar SMS, apertar três vezes uma única tecla para conseguirmos uma letra – fora o número máximo de caracteres, pois, caso contrário, teríamos de pagar a mais pela mensagem, que se tornaria um MMS. Até mesmo para acessar essas plataformas, os únicos meios viáveis para isso eram lan houses ou computadores residenciais e celulares, que ainda não eram smartphones.
Por incrível que pareça, já se passaram 18 anos dessas invenções e, mesmo assim, pensar em uma evolução naquela época ainda era muito difícil!
Como a Internet se transformou dos anos 2000 para cá
No início desse processo, a internet era discada e o melhor horário para usá-la era de noite. Curioso nisso é que sabíamos que alguém iria nos ligar segundos antes do telefone tocar, porque a internet caía e as caixinhas de som começavam a fazer barulho. Bate até uma nostalgia!
Muitas dessas ferramentas ficaram obsoletas, já outras, se reinventaram de uma tal maneira que se tornou impossível ficar sem algumas delas.
Não conseguimos ficar um dia sequer sem mexer no Facebook; para quem não gosta dessa rede social, pode aproveitar o Instagram, plataforma um pouco mais fácil de manusear. Fora o WhatsApp, ferramenta essa tão indispensável nos dias atuais que chega a ser estranho quando conhecemos alguém e descobrimos que ele não usa o app.
Essas atualizações ao longo do tempo vão nos mostrando a importância e o peso das redes sociais no dia a dia. Podemos não gostar de passar tanto tempo em frente às telinhas dos tablets, laptops e smartphones, mas as novas tendências ganharam espaço em nossas rotinas. Não apenas como um instrumento de distração, elas também se tornaram uma ferramenta de negócio com propagandas, vídeos, fotos com produtos, permutas e muito mais.
Quais são as redes sociais mais usadas hoje em dia?
Com donos diferentes e recursos distintos, não é difícil nos depararmos com a inteligência de mercado inserida nas plataformas. A nova sensação do momento são aplicativos de vídeos curtos, como o TikTok e o Kwai. Além delas, permanecem os já citados Facebook e Instagram como as redes sociais mais acessadas.
Não menos importante, porém com menos alcance, o Twitter também tem seu espaço garantido no meio desses gigantes, por se tratar de um acompanhamento rápido em notas postadas por veículos, comentários feitos por famosos ou páginas que despertem o interesse alheio; nesse ponto, o Twitter se difere muito das outras redes sociais.
Com os vídeos tomando conta da maior parte dos conteúdos postados, pode-se ver o aumento tanto de Youtubers quanto de Tiktokers, público que hoje vive da renda que ganha com seus vídeos.
Essa tendência vem aumentando cada vez mais, e atualmente quem está “offline”, sem perfil em Facebook, Instagram, TikTok, Kawai, WhatsApp ou Twitter, acaba ficando por fora de conversas cotidianas e até mesmo desatualizado de muitos assuntos diários em rodas de amigos e ambiente de trabalho.
Querendo ou não, as novas gerações e meios voltados para as redes sociais ganham cada vez mais espaço e se consolidam no gosto popular. Inclusive, sem querer aprender, aprendemos!
Prova viva disso é a nova geração de crianças e adolescentes, os millenials. O uso desses recursos é tão intenso entre essa população que não é difícil encontrar crianças ou jovens fazendo uma dancinha do momento ou usando uma fala de memes. Às vezes são crianças ainda não alfabetizadas, mas que conseguem dominar todas essas plataformas com facilidade. Até parece que elas nasceram especificamente para mostrar aos mais velhos como se portar perante as tendências das redes sociais!
Está em busca de uma agência para desenvolver conteúdo para as suas redes sociais? O time de especialistas da Race Comunicação pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais.