Seu público interno conhece a identidade da sua marca?

Seu público interno conhece a identidade da sua marca?

Se uma identidade visual bem planejada transforma a percepção de determinada marca externamente, os efeitos são igualmente observados internamente. Uma das peças-chave de uma comunicação interna bem estruturada é o fato de todos os colaboradores estarem alinhados com as políticas da empresa, e, claro, conhecer quem é a marca com a qual estão trabalhando, para gerar identificação e engajamento. Mas seu público interno conhece a identidade visual da sua marca?

Além do fator de que conhecendo melhor a marca os colaboradores também estarão mais engajados,  deve-se partir do pressuposto que o público interno (nos diferentes níveis) é um porta-voz de qualquer que seja a organização. Basta lembrar que estamos em plena era da revolução digital, onde todos, sem exceção, têm autonomia para atuar como produtor de conteúdo e de informação graças às redes sociais na internet.

É fundamental que as organizações trabalhem sua identidade visual principalmente no âmbito interno.

Em primeira instância, a empresa deve construir uma identidade visual sólida. Um investimento nessa criação garantirá credibilidade para a organização pois toda comunicação que sua marca fará estará alinhada e conectada, passando uma mensagem sólida para clientes e prospects. Veja aqui um debate dos Insights da Race sobre isso. Porém, um grande risco das empresas é investir na comunicação voltada apenas ao público externo, esquecendo-se dos próprios colaboradores. E o erro é bastante comum!

https://racecomunicacao.com.br/blog/os-valores-da-empresa-atraves-da-gestao-de-imagem/

Não é novidade, muito infelizmente, encontrar profissionais que desconhecem elementos básicos da organização em que estão inseridos, como logo e slogan, o que dirá então de questões mais “complexas” como manual de identidade, utilização de marca, etc.

Por isso, como meio de reforçar e dar base a quaisquer ações voltadas ao público externo, uma marca precisa, mais do que tudo, se fazer conhecida por seus colaboradores.

E, nesse cenário, a organização pode optar por “divulgar sua marca a” ou “compartilhar sua identidade com” os colaboradores, com a diferença que a segunda opção reforçará naquele público a sensação de pertencimento com efeitos muito mais consistentes.

Afinal, serão eles os primeiros responsáveis por referendar qualquer iniciativa/comunicação voltada ao público externo.

Por Filipe Andrade

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »