Social Media Training: a pluralidade de porta-vozes

Por Rodolfo Zanchin

Por meio de posts anteriores aqui do blog da Race, você já deve estar por dentro da importância de um porta-voz. O porta-voz é o principal interlocutor da empresa, responsável pela comunicação externa com os veículos de mídia. Mas quantos porta-vozes uma empresa precisa ter? Tudo depende, uma grande organização pode ter porta-vozes responsáveis por cada segmento da empresa e um, na maioria das vezes o presidente, que posiciona a empresa como um todo.

Porém, podemos classificar os porta-vozes em um nível maior de abrangência, ou seja, todos os colaboradores, independentemente do grau de hierarquia, formam a imagem externa da empresa, seja por meio de redes sociais, veículos de comunicação ou até em uma conversa informal com parentes, amigos ou conhecidos. Portanto, ações internas que visam à transparência, importância ou qualquer outro tipo de reconhecimento é necessário e eficaz para fortalecer e posicionar a empresa para o público externo (stakeholders). Com a ascensão das redes sociais, há uma pulverização extrema de notícias. O que eu quero dizer, é que cada pessoa inserida em uma rede social é um replicador de conteúdo e influencia diretamente um grupo seleto e fiel, ou seja, os amigos e seguidores.

Para ajudar com esse ponto, uma ação que vem sendo popularizada é o social media training. Esse tipo de trabalho consiste na organização de palestras para os colaboradores sobre como se portar em redes sociais. O benefício serve particularmente para o funcionário – que pode se prejudicar em uma nova oportunidade de emprego devido à repercussão de temas polêmicos em sua própria rede social – e também para a empresa, que evita a disseminação de conteúdos negativos por meio do seu público interno. Aposte nisso!

A Race já está colocando em prática esse novo trabalho! Caso você se interesse por social media training, entre em contato conosco.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »