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Threads: a sua marca precisa estar lá?

Guilherme Olhier

Se você esteve online nas últimas 24h, com certeza ouviu falar ou já está utilizando o Threads.

A nova rede social, criada por Mark Zuckerberg, é um aplicativo baseado em texto, linkado com o Instagram, que aparece como a alternativa e concorrência direta ao Twitter, já que Elon Musk decidiu limitar a utilização do passarinho azul na última semana, o que não agradou nada aos tuiteiros.

O fenômeno Threads

Fato é que o Threads já alcançou o recorde de 10 milhões de usuários em apenas 7 horas de existência. Já o vizinho Twitter, em 17 anos desde a sua criação, possui cerca de 200 milhões de usuários. Porém, a pergunta que não quer calar é: ela veio para ficar ou será mais um modismo passageiro, como aconteceu com a rede indiana Koo? Só o tempo dirá.

Independentemente do que aconteça, sempre que uma nova rede social surge, também se inicia uma corrida das marcas e empresas para criarem novos perfis e não ficarem para trás. Prova disso é que algumas marcas já estão fazendo publicidade no Threads com influenciadores, mesmo com pouquíssimo tempo de existência na rede.

Mas será que a sua marca ou empresa precisa estar em toda e qualquer nova rede social que apareça? Neste insight vamos falar um pouco sobre a utilização de diferentes canais e como saber se de fato estar em todas as redes é a melhor estratégia a ser utilizada.

Qual rede social utilizar?

As redes sociais oferecem um canal direto de comunicação com os clientes e consumidores, permitindo que as marcas se aproximem do seu público-alvo de forma mais efetiva. Cada uma delas possui suas próprias características e público específico, o que possibilita a segmentação de suas ações e o direcionamento de suas mensagens de acordo com seus objetivos de comunicação. 

Justamente pelo tamanho do leque de opções, criam-se muitas dúvidas em qual rede estar e nessa dúvida, muitas vezes decide-se estar em todas. Mas cada uma delas tem a sua peculiaridade:

O Facebook, por exemplo, que já não é tão popular como antes, mas permite a criação de páginas de negócio, onde as empresas podem compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, além de interagir com os clientes por meio de comentários e mensagens diretas. 

Já o Instagram, com foco maior nos últimos tempos em vídeos, é uma plataforma ideal para empresas que desejam divulgar visualmente seus produtos e contar histórias relacionadas à sua marca. Mesmo que tenha uma taxa de entrega menor que a do TikTok, por exemplo, o Instagram é sem dúvida a rede social mais utilizada pelas marcas, principalmente para a realização de ações com influenciadores. 

Falando em TikTok, o mesmo fenômeno que ocorre hoje com o Threads ocorreu quando a rede social chinesa surgiu, ou seja, todas as marcas queriam estar presentes e correram para saber da novidade. Atualmente, muitas empresas aderiram à plataforma de vídeos, e mesmo que ela não seja mais apenas uma rede social de dancinhas, ainda traz um teor mais divertido e voltado ao público jovem. Pensando nisso, para que faça sentido estar no TikTok, é preciso que a sua marca ou produto também traga essas características, caso contrário, pode parecer que está “forçando a barra”.

O LinkedIn, por sua vez, é amplamente utilizado por empresas para estabelecer conexões profissionais e construir sua reputação no mercado. Ele oferece a oportunidade de compartilhar conteúdo relevante, participar de grupos de discussão e até mesmo recrutar novos talentos. Muitas empresas utilizam seus porta-vozes como embaixadores da marca e líderes de discussão por meio de artigos, utilizando-se da técnica de ghostwriting, que consiste em contratar uma agência especializada para criar conteúdos em nome dos executivos. 

Saiba mais sobre estratégias de conteúdo para LinkedIn 

O Twitter sempre foi conhecido por sua rapidez e dinamismo, sendo utilizado por empresas para compartilhar atualizações em tempo real, promover eventos e lançamentos, bem como interagir com seus seguidores de maneira ágil, além de sempre ter carregado um grande conteúdo político. Porém, todas as mudanças feitas recentemente, com a compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk, fizeram com que a rede social ficasse menos bem vista e utilizada, culminando na própria criação do Threads, como já dito acima. 

Já o YouTube, por exemplo, é uma ótima opção para empresas que desejam criar conteúdo em vídeo, como tutoriais, vlogs, lives e anúncios. Neste caso, é importante verificar se a sua marca ou empresa terá conteúdo e equipe o suficiente para alimentá-lo, pois a criação e edição de vídeos demanda uma time maior, com diversos processos e tipos de profissionais envolvidos.

Diversificação da presença online

Ao utilizar diferentes redes sociais, as empresas têm a oportunidade de diversificar sua presença online e alcançar um público mais amplo. Além disso, permitem a interação direta com os clientes, o que possibilita um maior engajamento e a construção de relacionamentos duradouros.

No entanto, é importante ressaltar que a utilização das redes sociais pelas empresas exige um planejamento estratégico. Cada rede social possui suas próprias peculiaridades e melhores práticas, e é fundamental entender o público-alvo de cada plataforma para obter resultados efetivos.

Cuidado com o abandono dos perfis

Estar em todas as redes sociais não significa ser estratégica em todas elas. Um dos maiores erros das marcas é criar um novo perfil e passado um tempo deixá-lo sem atualização. Lembre-se que as redes sociais são a vitrine da sua empresa, portanto, devem estar constantemente trazendo o que há de melhor no produto ou serviço oferecido.

Por fim, mas não menos importante, monitorar e analisar periodicamente os resultados das ações nas redes sociais é fundamental, pois possibilita ajustar a estratégia conforme necessário e garantir maior credibilidade, além de um retorno positivo sobre o investimento e mão de obra despendida para manter determinada rede ativa.

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