Pesquisar
Close this search box.

Transparência e agilidade são fundamentais em uma gestão de crise

Por Daniela Dálio

Uma das situações mais temidas tanto por assessores e agências de comunicação quanto pelos assessorados é o gerenciamento de uma crise na imprensa. Realmente é um processo muito delicado e que exige total transparência e agilidade nas ações para um correto gerenciamento da imagem e da reputação de uma empresa.

Não existe uma fórmula 100%, mas alguns princípios básicos devem ser adotados para minimizar os efeitos negativos da exposição da crise.

Um destes princípios é sempre tentar se antecipar a uma crise mapeando junto ao cliente possíveis temas, dados, informações que apresentam uma sensibilidade. Para isso, a parceria entre a agência e cliente deve ser muito bem estabelecida e sólida o suficiente para uma análise crítica das informações.

Ter um manual de processos de comunicação em casos de crise e também um comitê formado por executivos estratégicos, com suas devidas funções definidas previamente, também são de grande valia no momento de definição de ações. Com isso, é possível otimizar o tempo e ter chances de tomar decisões mais acertadas.

Instalada a crise, um planejamento estratégico para gerenciamento é primordial. Colete o máximo de informações e defina ações em conjunto com o cliente. A transparência nas informações, nesta hora, é fundamental para uma comunicação assertiva. De novo, aqui, entra a confiança e relacionamento entre agência e cliente.

Por fim, o monitoramento de tudo o que é veiculado pela imprensa impressa e eletrônica e nas redes sociais, bem, como uma avaliação constante das ações tomadas.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »