Por Filipe Andrade
Já abordamos por aqui, em outros momentos, o que é e quais os benefícios do media training dentro da estratégia de comunicação corporativa ou empresarial de uma empresa.
Dentro desta ferramenta, essencial para o relacionamento entre organização e imprensa, a customização do treinamento de um porta-voz possui uma grande relevância também. Ou seja, o media training trabalhado de acordo com as especificidades de cada organização, sua área de atuação ou mesmo uma adequação mais específica por setor.
Pensemos o seguinte: de forma resumida, o media training tem por finalidade principal preparar um profissional para lidar com a imprensa em nome de determinada organização, seja em entrevistas, eventos ou ações de relacionamento.
Contudo, é fundamental ir além. Não se trata apenas de preparar o porta-voz para transmitir a mensagem, mas, sim, transmiti-la de acordo com o negócio da organização. Também é importante adequar o discurso conforme o público-alvo para o qual aquela comunicação está sendo direcionada.
Para isso, as agências de comunicação corporativa ou empresarial investem em treinamentos customizados para preparar porta-vozes. Por exemplo, um laboratório farmacêutico e uma indústria alimentícia possuem características e especificidades bem diferentes. Logo, a preparação do porta-voz precisa considerar essas características. Também existem empresas que têm vários porta-vozes cada um falando de um determinado assunto, então cada um ou cada grupo desses representantes da empresa devem ter um treinamento específico (confira aqui um artigo específico sobre quais ou quantos porta-vozes uma empresa precisa).
Devem ser levados em conta, neste caso, além do negócio e a filosofia da organização, sua inserção no mercado, de uma forma geral, e, de maneira específica, no segmento em que atua. Também é importante considerar os aspectos técnicos da organização, principais produtos, stakeholders e demandas daquele mercado específico.
É, sobretudo, um exercício de conhecimento da organização e sua área de atuação aliada ao domínio das ferramentas de comunicação para se transmitir, de forma clara e objetiva, a mensagem da empresa.