Pesquisar
Close this search box.

BLOG RACE

Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

Por Diego Gandolfo Como profissionais em busca de oportunidades e conexões valiosas, é importante ficarmos atentos às mudanças nas plataformas que usamos para promover nossa carreira. Recentemente, o LinkedIn, a …

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva, por Maira Manesco Estamos vivendo em um mundo dinâmico e complexo. As organizações estão constantemente expostas a infinitos desafios que podem comprometer …

Comunicação Interna: 05 tendências para 2024

Por Maju Pessoa Cada vez mais, a Comunicação Interna se revela como uma das áreas mais estratégicas e essenciais nas organizações, demonstrando ser um ponto em comum das empresas com …
Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

Por Priscila Santana Conquistar as redes sociais com Marketing Digital não é apenas uma tarefa, é uma arte que demanda estratégia, criatividade e consistência. Com bilhões de usuários ativos em …
O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso. 

Podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher?

Por Priscila Santana O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia …

Como construir uma identidade visual? Um dos grandes erros das empresas ou de profissionais de comunicação ao definir essa identidade da marca é pensar em um logo e em uma ou mais cores e aplicá-las, sem um propósito, ou seja, sem construir a personalidade da empresa. Mais importante do que se imagina, esse conceito vai além da apresentação dos elementos visuais, logotipo, cores e fontes. Presente digital ou offline, a identidade é a materialização da missão, visão e valores de uma empresa, produto ou serviço; reflete o posicionamento estratégico e os valores tangíveis e intangíveis.

Embora importantes, sem um conceito apropriado, os elementos visuais tornam-se apenas objetos decorativos. Apenas como exemplo: em supermercado médio existem no mínimo 4 mil produtos de diferentes marcas. O que te faz lembrar e comprar sempre as mesmas marcas?

De certo, os valores tangíveis são importantes na escolha de um produto, porém os intangíveis como a ética da empresa ofertante, a humanização, os benefícios ao meio ambiente etc., principalmente hoje em dia são fatores decisivos para compra.

Só para ter uma ideia, pesquisa recente realizada pela Union + Webster apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Sendo que, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais caro por marcas sustentáveis.

Mais importante do que traçar um plano pensando apenas nos elementos visuais, antes de criar a comunicação visual da marca é necessário primeiro definir a Brand Persona, que nada mais é do que a personificação dos valores de uma marca.

https://racecomunicacao.com.br/blog/blogs-e-sites-podem-ajudar-a-vender-mais/

Estudar também as Buyers Personas, ou seja, personagens semifictícios que representem os clientes, será útil. Por meio da identificação desses personagens, será possível traçar uma estratégia que dialogue e leve em conta seus anseios e dores. É relevante analisar que grande parte das decisões de compra são realizadas com base nas preferências e estilo de vida do consumidor, sua personalidade, valores e status social.

Antes de aplicar os elementos visuais, também, vale a pena estudar a chamada psicodinâmica das cores e seus impactos no público-alvo. Dependendo da região, não será de bom tom usar determinada cor. lustrando, no Japão, as cores são ativos importantes. Elas norteiam os rituais religiosos, vestimentas, arquitetura e artes. A cor azul, por exemplo, é indicada mais para as mulheres e crianças, pois indica pureza e limpeza. Uma marca que quer vender um produto exclusivamente masculino, nunca deveria usar azul em uma campanha de comunicação.

Para construir uma comunicação visual assertiva é importante fugir do óbvio e comunicar com verdade, construindo marcas fortes, originais e que impactam. Pessoas se sensibilizam com histórias verdadeiras. Em uma sociedade pós-digital, cada vez mais existe uma preocupação com produtos, serviços e negócios que vão muito além das necessidades básicas.

Lembre-se, a “cor que comunica” é atitude e os valores que estão intrínsecos na marca, não apenas os elementos visuais visíveis. E aí, já sabe como construir uma identidade visual? Venha conhecer nossa equipe de criação e elaborar soluções de comunicação para a sua marca.

Por Rodrigo Freitas 

#Pride empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento

Organizações de diferentes setores têm aplicado diretrizes de comunicação que abraçam o universo LGBTQA+, mulheres, negros e outras parcelas da população consideradas minorias. Essa escolha editorial faz com que a marca engaje diferentes públicos e se posicione sobre um tema de alta relevância. Porém, existem marcas que acertam na hora de comunicar diversidade (tanto por realmente aplicarem diversidade, respeito e igualdade de oportunidades no dia a dia da empresa, quanto pela forma como optaram por passar essa mensagem e abraçar a causa publicamente) e outras que erram de forma brutal e ficam com sua reputação manchada dentre seus clientes.

#Pride na prática

Segundo o estudo Edelman Trust Barometer de 2019 – que ouviu 33 mil pessoas de 27 países com o objetivo de mapear a confiança dos cidadãos em relação a ONGs, governo, empresas e mídia – pode-se dizer, em uma análise geral, que pessoas confiam mais em pessoas do que em instituições ou empresas. E esse reconhecimento será ainda maior se as pessoas reconhecerem seus propósitos expressos em seus ambientes de trabalho e nas marcas que consomem.

Outro levantamento da pesquisa diz respeito a como as marcas se comportam fora da empresa. 73% dos brasileiros afirmam que os CEOs deveriam promover mudanças em vez de esperar que o governo as imponha. E 61% acreditam que as empresas podem gerar mudanças positivas em relação a preconceito e discriminação. Ou seja: as pessoas buscam representatividade e mudanças nas empresas onde trabalham e de que consomem.

Recentemente, a Adidas lançou uma campanha protagonizada pela cantora Pablo Vittar para celebrar o orgulho LGBTQA+. Além de uma grande aceitação do público, também houve a parcela que questionou a marca em seu Instagram pela escolha e pela abordagem. A Adidas se prontificou , respondeu a todos os comentários negativos sobre a campanha e explicou que esse é seu posicionamento, independente dos haters.

Nessa conjuntura, temos o óbvio: dentro ou fora da empresa, o preconceito contra homossexuais e transsexuais é considerado um crime equivalente ao racismo. Se sua empresa externaliza nas redes sociais, por exemplo, que abraça causas LGBTQA+, porém “atrás dos palcos” descrimina, não emprega minorias nem as coloca em cargos de confiança, será fiscalizada por seus consumidores e severamente criticada publicamente.

Pink Money

O potencial econômico do público LGBTQA+ movimenta cerca de 917 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos (segundo um levantamento de 2016 divulgado pela Organização Mundial do Turismo). Para representar empresas, marcas ou artistas que se utilizam desse potencial para se promover, popularizou-se o termo Pink Money. O blog do Põe na Roda publicou recentemente uma lista com dez marcas, entre elas Riachuelo e Barila, por exemplo, acusadas de usar as causas LGBTQA+ apenas para autopromoção.

A busca é por verdade. Marcas precisam sair da neutralidade e se posicionar frente aos debates e demandas da sociedade. O consumidor quer entender quem são aquelas pessoas com quem ele está se associando quando consome um produto ou entra em uma empresa. Marcas sólidas comunicam mensagens sólidas. O que a sua está comunicando?

Por Nathalie Portela

#Pride empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento

No mês de junho, empresas lançam campanhas de Pride, ou orgulho da diversidade sexual. Como essas iniciativas se comunicam com o público – o engajamento é real ou é apenas um posicionamento momentâneo?

Por Nathalie Portela

Organizações de diferentes setores têm aplicado diretrizes de comunicação que abraçam o universo LGBTQA+, mulheres, negros e outras parcelas da população consideradas minorias. Essa escolha editorial faz com que a marca engaje diferentes públicos e se posicione sobre um tema de alta relevância.

Porém, existem marcas que acertam na hora de comunicar diversidade (tanto por realmente aplicarem diversidade, respeito e igualdade de oportunidades no dia a dia da empresa, quanto pela forma como optaram por passar essa mensagem e abraçar a causa publicamente) e outras que erram de forma brutal e ficam com sua reputação manchada dentre seus clientes, principalmente durante o Pride Month.

#Pride na prática

Segundo o estudo Edelman Trust Barometer de 2019 – que ouviu 33 mil pessoas de 27 países com o objetivo de mapear a confiança dos cidadãos em relação a ONGs, governo, empresas e mídia – pode-se dizer, em uma análise geral, que pessoas confiam mais em pessoas do que em instituições ou empresas.

E esse reconhecimento será ainda maior se as pessoas reconhecerem seus propósitos expressos em seus ambientes de trabalho e nas marcas que consomem.

Outro levantamento da pesquisa diz respeito a como as marcas se comportam fora da empresa. 73% dos brasileiros afirmam que os CEOs deveriam promover mudanças em vez de esperar que o governo as imponha. E 61% acreditam que as empresas podem gerar mudanças positivas em relação a preconceito e discriminação. Ou seja: as pessoas buscam representatividade e mudanças nas empresas onde trabalham e de que consomem.

Recentemente, a Adidas lançou uma campanha protagonizada pela cantora Pablo Vittar para celebrar o orgulho LGBTQA+ durante o mês do orgulho, ou Pride Month. Além de uma grande aceitação do público, também houve a parcela que questionou a marca em seu Instagram pela escolha e pela abordagem.

A Adidas se prontificou, respondeu a todos os comentários negativos sobre a campanha e explicou que esse é seu posicionamento, independente dos haters.

Nessa conjuntura, temos o óbvio: dentro ou fora da empresa, o preconceito contra homossexuais e transsexuais é considerado um crime equivalente ao racismo. Se sua empresa externaliza nas redes sociais, por exemplo, que abraça causas LGBTQA+ e posta sobre Pride, porém “atrás dos palcos” discrimina, não emprega minorias nem as coloca em cargos de confiança, será fiscalizada por seus consumidores e severamente criticada publicamente.

Pink Money

Para além do mês de Pride, o potencial econômico do público LGBTQA+ movimenta cerca de 917 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos (segundo um levantamento de 2016 divulgado pela Organização Mundial do Turismo). Para representar empresas, marcas ou artistas que se utilizam desse potencial para se promover, popularizou-se o termo Pink Money.

O blog do Põe na Roda publicou recentemente uma lista com dez marcas, entre elas Riachuelo e Barila, por exemplo, acusadas de usar as causas LGBTQA+ apenas para autopromoção.

A busca é por verdade. Marcas precisam sair da neutralidade e se posicionar frente aos debates e demandas da sociedade. O consumidor quer entender quem são aquelas pessoas com quem ele está se associando quando consome um produto ou entra em uma empresa. Marcas sólidas comunicam mensagens sólidas. O que a sua está comunicando?

Pensou em comunicação? O time da Race Comunicação pode te ajudar em todas as etapas. Conte com a nossa equipe de especialistas.

O que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos

Sua empresa sabe o que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos ? A produção de conteúdo online é uma estratégica de digital valiosa para as empresas ampliarem sua visibilidade e, consequentemente, seus resultados e vendas. Em sua última edição (2018), a pesquisa Content Trends, produzida pela Rock Content, mostrou que 73% das empresas entrevistadas adotam um plano de marketing de conteúdo para suas estratégias de comunicação.

Dentre as empresas que utilizam essa estratégia, segundo a mesma pesquisa, a geração de visitas nesse caso é 2,6 vezes maior que sem aplicação de marketing de conteúdo e a de leads 3,7 vezes maior.  Outro número que chama muita atenção é com relação ao blog corporativo: suas publicações apresentam um grande impacto na média mensal de visitas, ampliando esse alcance em 2 vezes.

E é exatamente sobre a produção de conteúdo para blog corporativo que falaremos um pouco mais neste artigo. Primeiro, precisamos esclarecer que é altamente recomendado que a empresa desenvolva uma estratégia, levando em consideração alguns pontos importantes como público-alvo, periodicidade, expertise e linguagem.

https://racecomunicacao.com.br/blog/como-aumentar-o-engajamento-do-email-marketing/

É essencial ter em mente qual será o público e como o conteúdo pode agregar e contribuir; definir um cronograma de postagens e cumprir, criando uma regularidade; levar em conta toda a expertise e conhecimento da companhia para oferecer um conteúdo relevante e com autoridade; e prestar atenção na linguagem utilizada de acordo com o negócio e público a ser atingido.

Também vale ressaltar que para produzir conteúdo em blogs corporativos e este ser capaz de atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser o mais informativo possível. Não se trata de um material de propaganda e publicitário. O objetivo principal é fazer com que a empresa seja reconhecida por ser uma fonte confiável de informações, gerando, dessa maneira, resultados de forma orgânica ao negócio.

Por Daniela Dálio

O que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos

Por Daniela Dálio

Sua empresa sabe o que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos ? A produção de conteúdo online é uma estratégica de digital valiosa para as empresas ampliarem sua visibilidade e, consequentemente, seus resultados e vendas.

Em sua última edição (2018), a pesquisa Content Trends, produzida pela Rock Content, mostrou que 73% das empresas entrevistadas adotam um plano de marketing de conteúdo para suas estratégias de comunicação.

Dentre as empresas que utilizam essa estratégia, segundo a mesma pesquisa, a geração de visitas nesse caso é 2,6 vezes maior que sem aplicação de marketing de conteúdo e a de leads 3,7 vezes maior.  Outro número que chama muita atenção é com relação ao blog corporativo: suas publicações apresentam um grande impacto na média mensal de visitas, ampliando esse alcance em 2 vezes.

E é exatamente sobre a produção de conteúdo para blog corporativo que falaremos um pouco mais neste artigo. Primeiro, precisamos esclarecer que é altamente recomendado que a empresa desenvolva uma estratégia, levando em consideração alguns pontos importantes como público-alvo, periodicidade, expertise e linguagem.

https://racecomunicacao.com.br/blog/como-aumentar-o-engajamento-do-email-marketing/

Qual o plano para produzir conteúdo em blogs corporativos?

É essencial ter em mente qual será o público e como o conteúdo pode agregar e contribuir; definir um cronograma de postagens e cumprir, criando uma regularidade; levar em conta toda a expertise e conhecimento da companhia para oferecer um conteúdo relevante e com autoridade; e prestar atenção na linguagem utilizada de acordo com o negócio e público a ser atingido.

Também vale ressaltar que para produzir conteúdo em blogs corporativos e este ser capaz de atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser o mais informativo possível. Não se trata de um material de propaganda e publicitário. O objetivo principal é fazer com que a empresa seja reconhecida por ser uma fonte confiável de informações, gerando, dessa maneira, resultados de forma orgânica ao negócio.

Pensou em produção de conteúdo para blogs corporativos? Conte com a experiência do time da Race Comunicação! Entre em contato e solicite uma proposta personalizada.

3 dicas para aumentar o engajamento do seu email marketing

Você sabe bem qual a importância do email marketing na sua estratégia de conteúdo digital. Essencial na distribuição dos conteúdos, qualificação e nutrição de Leads, muitas vezes é a partir de um bom trabalho nesse formato que você vai influenciar a decisão de compra do seu cliente. Mas se suas as taxas de abertura e de cliques estão caindo, talvez seu conteúdo seja pouco relevante, pouco personalizado e a frequência esteja inadequada. Isso gera um fenômeno que chamamos de fadiga de marca. Aqui vão 3 dicas para te ajudar a evitar isso e aumentar o engajamento dos email marketing.

Estudar o comportamento do usuário e apostar em conteúdos relevantes podem ajudar a alavancar suas métricas de engajamento

  1. Acerte nos assuntos e abordagens

Pense nas intenções do seu Lead. Você conseguiu o email dele por algum motivo, certo? Quais dados ele te ofereceu? O que ele busca se inscrevendo na sua lista? Será que enviar um email apresentando suas novas contratações faz alguma diferença para ele? Um dos erros mais comuns nesse formato é disparar emails com informações institucionais, conquistas da empresa e outras coisas absolutamente irrelevantes para o cliente. É nesse ponto que você começa a se tornar um inconveniente na caixa de entrada dele. Sua marca está ali, sempre aparecendo, mas nunca com relevância. Adivinha o que vai acontecer? Sim, seus emails vão direto para a lixeira, ou seu Lead vai cancelar a inscrição. Ou seja, ninguém está prestando atenção no que você diz. Isso se chama fadiga de marca.

Para evitar que isso aconteça, um bom começo é entender o que esse Lead espera a partir das informações que ele já te ofereceu. Se você tem um e-commerce de vinho e ele se inscreveu na sua lista para saber mais sobre vinhos de entrada, certamente é um bom começo você usar esse dado para segmentar um belo artigo sobre vinhos de entrada para ele. Sua chance de ser notado aumenta e o caminho para mais engajamento é muito mais fácil.

  1. Acerte na frequência

Mesmo mapeando os interesses e informações do seu Lead, será que é mesmo necessário mandar conteúdos todo dia para ele? E mais: você tem tanto assunto assim para destrinchar? Pense no seu próprio email: o que acontece quando você acessa sua caixa de entrada e lá estão vários email marketings de uma mesma empresa? Isso mesmo: lixeira neles! Mesmo que os assuntos mais relevantes para você estejam ali, aquilo tudo virou paisagem. É algo que também se enquadra na tal fadiga de marca.

Dar opções para seu Lead selecionar os assuntos mais relevantes para ele, a periodicidade mais interessante e os dias que prefere receber seus conteúdos são formas de melhorar seu engajamento. A personalização é uma das principais ferramentas para construir um bom relacionamento com seu Lead.

https://racecomunicacao.com.br/blog/blogs-e-sites-podem-ajudar-a-vender-mais/

 

  1. Note para ser notado

Como tudo no Marketing Digital, os testes devem estar presentes na sua estratégia de email marketing. Experimentar segmentações, horários, novos assuntos, novas abordagens e outras formas de se aproximar do seu Lead são coisas que te fornecerão dados fundamentais para otimizar seu conteúdo e sua frequência para evitar passar batido. Note os comportamentos dos seus Leads, os feedbacks que eles te dão, e a partir disso desenhe uma experiência que seja feita para ele. Isso certamente aumentará seu engajamento e evitará que você passe batido.

Conclusão

Personalização e aprendizado são os caminhos para evitar que o destino do seu conteúdo seja a lixeira e aumentar o engajamento do email marketing. Observar interesses para oferecer as informações que o usuário considera úteis, respeitar a frequência com que ele deseja receber novos conteúdos e testar caminhos para definir uma experiência mais adequada para cada Lead são boas práticas que evitarão que seus e-mail marketings sejam ignorados e alavancarão seu engajamento.

Por Felipe Vaitsman

A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

Por Diego Gandolfo Como profissionais em busca de oportunidades e conexões valiosas, é importante ficarmos atentos às mudanças nas plataformas que usamos para promover nossa carreira. Recentemente, o LinkedIn, a maior rede de networking profissional do mundo, anunciou uma série de mudanças em suas funcionalidades para proporcionar uma experiência mais inclusiva e enriquecedora para seus usuários. Uma das mudanças mais significativas é o fim do “modo criador”. Antes, os usuários precisavam ativar manualmente esse modo

Leia mais »

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva, por Maira Manesco   Estamos vivendo em um mundo dinâmico e complexo. As organizações estão constantemente expostas a infinitos desafios que podem comprometer sua estabilidade e reputação. Diante deste cenário, a habilidade de gerenciar crises de forma assertiva torna-se crucial para a sobrevivência e o sucesso a longo prazo.  Assim, é necessário agir pensando em processos eficientes para enfrentar os possíveis riscos de imagem. A gestão de

Leia mais »

Comunicação Interna: 05 tendências para 2024

Por Maju Pessoa Cada vez mais, a Comunicação Interna se revela como uma das áreas mais estratégicas e essenciais nas organizações, demonstrando ser um ponto em comum das empresas com os melhores resultados financeiros. Além disso, uma boa comunicação com os colaboradores traz outras vantagens, como o fortalecimento da cultura organizacional, o estímulo ao comportamento positivo, a quebra de barreiras entre departamentos e o reconhecimento da importância do impacto do trabalho de cada colaborador. Em

Leia mais »
Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

Por Priscila Santana   Conquistar as redes sociais com Marketing Digital não é apenas uma tarefa, é uma arte que demanda estratégia, criatividade e consistência. Com bilhões de usuários ativos em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e muito mais, o terreno é vasto para marcas e indivíduos construírem relacionamentos significativos, promoverem suas marcas e se conectarem com seu público-alvo. Se você deseja maximizar sua presença online, aqui estão estratégias eficazes focadas em Marketing

Leia mais »
O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso. 

Podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher?

Por Priscila Santana O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso.  É sobre os desafios contínuos que enfrentamos diariamente em uma sociedade profundamente enraizada na desigualdade de gênero. Somos confrontadas com obstáculos sistêmicos que minam nossas oportunidades, nossa dignidade e nossa segurança. Você sabia que até 1932 a mulher não podia votar? 

Leia mais »

O papel sinérgico entre Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

Por Priscila Santana Em um cenário empresarial dinâmico, desbloquear o potencial máximo da sua marca requer uma abordagem estratégica que combine habilmente Assessoria de Imprensa e Relações Públicas (PR). O encontro destas disciplinas não é apenas uma colaboração; é uma sinergia poderosa que desencadeia a verdadeira magia para impulsionar o sucesso empresarial. A Assessoria de Imprensa, com seu foco preciso, trabalha arduamente nos bastidores para garantir que a narrativa da sua empresa seja apresentada nos

Leia mais »