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Seu público interno conhece a identidade da sua marca?

Por Filipe Andrade

Se uma identidade visual bem planejada transforma a percepção de determinada marca externamente, os efeitos são igualmente observados internamente. Uma das peças-chave de uma comunicação interna bem estruturada é o fato de todos os colaboradores estarem alinhados com as políticas da empresa, e, claro, conhecer quem é a marca com a qual estão trabalhando, para gerar identificação e engajamento.

Mas seu público interno conhece a identidade visual da sua marca?

Além do fator de que, conhecendo melhor a marca os colaboradores também estarão mais engajados,  deve-se partir do pressuposto que o público interno (nos diferentes níveis) é um porta-voz de qualquer que seja a organização. Basta lembrar que estamos em plena era da revolução digital, onde todos, sem exceção, têm autonomia para atuar como produtor de conteúdo e de informação graças às redes sociais na internet.

É fundamental que as organizações trabalhem sua identidade visual, principalmente no âmbito interno.

Em primeira instância, a empresa deve construir uma identidade visual sólida. Um investimento nessa criação garantirá credibilidade para a organização pois toda comunicação que sua marca fará estará alinhada e conectada, passando uma mensagem sólida para clientes e prospects.

Veja aqui um debate dos Insights da Race sobre isso.

Porém, um grande risco das empresas é investir na comunicação voltada apenas ao público externo, esquecendo-se dos próprios colaboradores. E o erro é bastante comum!

https://racecomunicacao.com.br/blog/os-valores-da-empresa-atraves-da-gestao-de-imagem/

Não é novidade, muito infelizmente, encontrar profissionais que desconhecem elementos básicos da organização em que estão inseridos, como logo e slogan, o que dirá então de questões mais “complexas” como manual de identidade, utilização de marca, etc.

Por isso, como meio de reforçar e dar base a quaisquer ações voltadas ao público externo, uma marca precisa, mais do que tudo, se fazer conhecida por seus colaboradores.

E, nesse cenário, a organização pode optar por “divulgar sua marca a” ou “compartilhar sua identidade com” os colaboradores, com a diferença que a segunda opção reforçará naquele público a sensação de pertencimento com efeitos muito mais consistentes. Afinal, serão eles os primeiros responsáveis por referendar qualquer iniciativa/comunicação voltada ao público externo.

Ficou interessado nesse conteúdo sobre identidade de marca? A Race Comunicação pode ajudar a sua empresa a desenvolver a melhor identidade! Entre em contato conosco.

Já pensou em investir mais no offline para atrair clientes? Hoje separamos dicas para não errar mais na apresentação do estande e materiais de divulgação e atrair mais vendas. O segredo é: nas feiras e eventos: invista em comunicação visual para atrair mais clientes.

“Quer chamar atenção? Ponha uma melancia na cabeça!”. A frase pode até ter uma conotação negativa no uso diário, mas quando o assunto é a disputa por espaço no meio corporativo, não é exagero nenhum recorrer a ela. Ainda mais se formos pensar em feiras, congressos e afins.

Estamos falando de eventos em que as pessoas andam de um lado para o outro, veem estandes com novidades em todos os cantos, são impactadas por cores chamativas o tempo todo. Nessas ocasiões, o pior que pode acontecer para uma empresa é não ser percebida diante de tantas distrações. Mas, como se destacar, afinal? A tarefa não é simples, mas a comunicação visual pode ajudar muito.

Há diversos recursos que podem ser utilizados para atrair os visitantes ao seu estande, e nessas horas o ideal é consultar um profissional experiente para conduzir esse trabalho. Mas, saber o que deve ser evitado com certeza já é um grande passo. Para não errar e cometer gafes na hora de apresentar sua empresa em um evento, veja abaixo três dicas infalíveis:

Mantenha a consistência

É para chamar a atenção? Sim. Mas também não é de qualquer jeito. A apresentação da sua empresa precisa estar em sintonia com a mensagem que se espera passar. Se a empresa é do mercado de tecnologia, tudo precisa acompanhar um conceito moderno e inovador. Tenha em seu estande aparelhos de última geração, aposte em cores, design, arquitetura e em uma abordagem bem high tech.

Alinhe a comunicação

Não adianta ter uma postura super tradicional nos folders da empresa e nas redes sociais ser completamente descolado. Utilizar cores frias como base da sua marca e mudar isso na hora de se apresentar em feiras e congressos. A mudança das cores confunde o público e prejudica a identificação. A comunicação precisa estar alinhada em absolutamente tudo.

Economize nas palavras

Você sabia que o ser humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos? Isso significa que não adianta elaborar parágrafos e mais parágrafos para chamar a atenção do seu público em um evento, pois seu texto simplesmente não será lido. Invista muito mais nas ilustrações para se comunicar durante esse período, nessas horas lembra-se da máxima: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Por Thamyris Barbora

comunicação visual

Por Thamyris Barbora

Já pensou em investir mais no offline para atrair clientes? Hoje separamos dicas para não errar mais na apresentação do estande e materiais de divulgação e atrair mais vendas. O segredo é: nas feiras e eventos: invista em comunicação visual para atrair mais clientes.

“Quer chamar atenção? Ponha uma melancia na cabeça!” A frase pode até ter uma conotação negativa no uso diário, mas quando o assunto é a disputa por espaço no meio corporativo, não é exagero nenhum recorrer a ela. Ainda mais se formos pensar em feiras, congressos e afins.

Estamos falando de eventos em que as pessoas andam de um lado para o outro, veem estandes com novidades em todos os cantos, são impactadas por cores chamativas o tempo todo. Nessas ocasiões, o pior que pode acontecer para uma empresa é não ser percebida diante de tantas distrações. Mas, como se destacar, afinal? A tarefa não é simples, mas a comunicação visual pode ajudar muito.

Há diversos recursos de comunicação visual que podem ser utilizados para atrair os visitantes ao seu estande, e nessas horas o ideal é consultar um profissional experiente para conduzir esse trabalho. Mas, saber o que deve ser evitado com certeza já é um grande passo. Para não errar e cometer gafes na hora de apresentar sua empresa em um evento, veja abaixo três dicas infalíveis:

1) Mantenha a consistência

É para chamar a atenção? Sim. Mas também não é de qualquer jeito. A apresentação da sua empresa precisa estar em sintonia com a mensagem que se espera passar. Se a empresa é do mercado de tecnologia, tudo precisa acompanhar um conceito moderno e inovador. Tenha em seu estande aparelhos de última geração, aposte em cores, design, arquitetura e em uma abordagem bem high tech.

2) Alinhe a comunicação visual

Não adianta ter uma postura super tradicional nos folders da empresa e nas redes sociais ser completamente descolado. Utilizar cores frias como base da sua marca e mudar isso na hora de se apresentar em feiras e congressos. A mudança das cores confunde o público e prejudica a identificação. A comunicação precisa estar alinhada em absolutamente tudo.

3) Economize nas palavras

Você sabia que o ser humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos? Isso significa que não adianta elaborar parágrafos e mais parágrafos para chamar a atenção do seu público em um evento, pois seu texto simplesmente não será lido. Invista muito mais nas ilustrações para se comunicar durante esse período, nessas horas lembra-se da máxima: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Quer ajuda para a comunicação visual da sua empresa deslanchar? Conte com o time de especialistas da Race Comunicação.

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa plataforma e evitar o overview do posicionamento? Pensando nisso, separamos 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento. Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar seu feed.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento no Instagram. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca. Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para feed do Instagram para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1. Coerência: texto e imagem precisam conversar, eles se complementam
2. Personas: explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.
3. Qualidade: fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens
4. Curadoria: faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas
5. Real life: publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageras; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas no Instagram!

Por Lívia Caixeta 

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

Por Lívia Caixeta 

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa rede social e evitar o overview do posicionamento?

Pensando nisso, separamos nesse post 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Comunicação em redes sociais visuais

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento.

Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo, nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar sua página.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca.

Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1) Coerência:

Texto e imagem precisam conversar, eles se complementam

2) Personas:

Explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.

3) Qualidade:

Fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens

4) Curadoria:

Faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas

5) Real life no Instagram:

Publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageradas; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas nessa rede social!

A Race Comunicação conta com um time de especialistas em redes sociais. Entre em contato conosco e saiba mais.

Os valores da empresa através da gestão de imagem

Construir uma imagem positiva de sua empresa perante o mercado é um dos objetivos de todo e qualquer negócio. Uma das principais estratégias para atingir este objetivo retratar os valores da empresa através da gestão de imagem, criando uma reputação marcante e assumindo assim um posicionamento claro diante de seus clientes. E para que sua empresa crie essas raízes sólidas com seu público-alvo e se destaque diante do mercado, sua comunicação precisa ser eficaz, atualizada e compatível às atuais demandas corporativas e sociais.

A vantagem em apostar na comunicação visual é saber que ela possui um grande potencial de recepção e atinge um número maior de pessoas do que a comunicação escrita, por exemplo. Além de ser instantânea, é facilmente compreendida. É preciso ter em mente que 80% da memória humana está associada às imagens e figuras, então, investir nesse ramo com certeza é uma aposta certa.

Marketing visual

Durante o processo de criação tenha certeza de como deseja que seu cliente veja a sua marca e de que forma você quer que seja divulgada. Não é somente os serviços prestados pela organização que devem chamar a atenção, mas os valores e princípios da empresa através de elementos visuais. Tipografias, cores e objetos possuem significados e dentro deles uma mensagem a ser passada. Se o seu objetivo é vender a marca e atingir grandes escalas, é preciso deixar explícito a identidade do seu negócio.

Antes de tudo, deve-se saber que o processo de gerenciamento de imagem é algo frágil e que demanda muito cuidado, pois qualquer deslize pode ser fatal ao futuro da organização, já que, com a crescente ascensão do espaço digital, qualquer um pode ser influenciado por opiniões alheias e julgamentos podem deixar marcas na imagem de sua empresa de forma irreversível. Por isso, estudar a fundo seu público-alvo e estar ao máximo alinhado aos seus pensamentos é o que irá ajudá-lo a traçar seus próximos passos.

https://racecomunicacao.com.br/blog/cor-que-comunica-como-construir-uma-identidade-visual/

A identidade irá fazer com que o público-alvo tenha vontade de conhecer seus serviços. Será o fator persuasivo de venda e transmitirá uma mensagem sobre a qualidade de seus produtos, de forma que fará com que seja compartilhada e recomendada.  O que a torna única e diferente de outros segmentos semelhantes dentro do mercado?  Investir em identidade é investir no futuro de seu brand e garantir seu espaço. Com isso, a relação empresa-cliente-consumidor será de confiança, tornando sua marca um ideal de credibilidade e moldando uma reputação positiva, fortalecendo seus princípios.

Transparência e alinhamento

A comunicação corporativa vai muito além da criação de texto, mensuração de resultados e encontros de relacionamento. Gerir imagem também é dar prioridade ao conteúdo visual que sua empresa disponibiliza ao público através de redes sociais, press kits, folders e logomarcas. Tem a ver com a identidade visual que seu negócio se resume e, principalmente, se alinha às necessidades de seu cliente.

No entanto, consolidar identidade é um processo complexo que envolve estratégias de monitoramento e alinhamento entre cliente-empresa. Estar ciente sobre user experience – o comportamento e experiência do seu público – e o que ele espera da sua organização é fundamental para determinar quais tipos de imagem serão formadas e como os valores podem ser evidenciados através dos elementos visuais. O público demanda inovação.  A conexão com o consumidor e cliente reflete na estratégia da empresa e investir no visual é um dos pilares do sucesso de um negócio.

A partir do momento em que você consegue transmitir os valores de sua empresa através da comunicação visual, sua marca fica mais próxima de estar consolidada no mercado e de ser reconhecida no ambiente corporativo, garantindo um posicionamento efetivo. Os elementos visuais determinarão seu destaque perante a concorrência e será um elemento estratégico fundamental para os futuros projetos e para a gestão de imagem

Ciclo de vida

Mais importante do que construir uma identidade e gerir imagem, é sustentar sua reputação. Toda marca precisa ser administrada. Não adianta criar uma estratégia, estabelecer uma reputação e esquecer dos diagnósticos. São eles que irão determinar o ciclo de vida de sua marca, se ela está crescendo e o que precisa para atender às demandas atuais.

A marca precisa estar constantemente em diálogo com seus clientes e consumidores, precisa assumir um posicionamento e fazer jus aos valores da empresa. Só dessa forma que irá gerar confiança e maior credibilidade aos seus pares. Precisa se mostrar transparente, dizer o que deseja alcançar e onde quer chegar.

Ações e comportamentos são cruciais para a manutenção de gestão de imagem. Apostar em uma identidade marcante não só fará com que sua marca seja lembrada com mais facilidade, mas se, ao mesmo tempo, ela estiver alinhada aos princípios, valores e objetivos que sua empresa deseja alcançar, terá desenvolvido uma reputação de peso perante o mercado, além de atrair outras potenciais marcas e investidores.

Por Ana Luiza Antunes

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