7 dicas para um canal de qualidade no Youtube

 

Por Rodolfo Zanchin

No mundo contemporâneo, a quantidade de vlogs cresceu bastante e eles têm se tornado fonte de renda para muitas pessoas. A nova geração está acostumada a decidir o que irá assistir, fato que deixa a TV um pouco de lado e o Youtube em ascendência. Para mergulhar nesse universo, há alguns passos básicos. A Race fez uma lista para ajudar os novos vlogueiros:

1. Layout A imagem é a porta de entrada do canal. Por meio delas, o telespectador terá um panorama sobre o engajamento do autor e a “seriedade” do conteúdo. Imagens bem selecionadas ou montagens próprias do canal são ótimas opções para conquistar seguidores.

 

2. Qualidade Com a nova tecnologia HD, tornou-se necessário uma ótima qualidade de imagem e som, aposte nisso. Além disso, técnicas de filmagem como, por exemplo foco, exposição, ângulos e câmera estática (muito balanço enjoa) precisam ter prioridade para o conteúdo ganhar destaque na rede. Confira aqui no blog da Race dicas sobre enquadramento.

 

3. Conteúdo Além de uma qualidade de imagem e som aprimorada, o conteúdo é o carro-chefe do canal, certo? Ser fiel a um único conteúdo e apresentar fatos e dados relevantes são grandes passos para engajar seguidores e tornar-se referência no assunto. Além disso, elaborar uma “abertura” para todos os vídeos faz o canal ter uma marca própria (slogan). Arrisque nos bordões para criar uma identidade visual.

 

4. Público Conhecer o público é uma tarefa fundamental para produção de conteúdo. Saber a faixa etária, assuntos de interesse ou motivos que os fazem acessar o seu canal é ótimo para direcionar ou repensar o conteúdo que será veiculado. Gírias ou palavrões, por exemplo, só se encaixam para um público específico, pense nisso.

 

5. Descrição e tags A descrição e as tags são ótimas para “aparecer” nos mecanismos de busca. Tente encontrar algumas palavras-chave e utilize isso para uma completa descrição do vídeo e na elaboração do maior número de tags. Dessa forma, você poderá impactar novos fãs.

 

6. Legenda O conteúdo transcrito é uma ótima forma para oferecer acessibilidade. Além de melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca, a legenda auxilia principalmente em momentos que existe restrição de som.

 

7. Link de vídeos Outra ferramenta muito interessante é a possibilidade de colocar links no próprio vídeo. É necessário utilizar isso com cautela, pois corre o risco de se tornar enjoativo. Mas, é uma ótima opção para fidelizar o telespectador, fazendo com que ele permaneça mais tempo no seu canal e, consequentemente, acesse o conteúdo.

 

* Rodolfo Zanchin é Assessor de imprensa na Race Comunicação.

Quer entender mais sobre esse assuntos? Clique aqui e veja mais informações sobre alguns serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »