por Marcelo Laguna
O surgimento da imprensa esportiva
Movido por histórias de emoção, conquistas e superações, o universo do esporte transformou ao longo dos anos sua relação com a mídia, em particular no Brasil. De uma época em que a definição de esporte para os veículos era apenas o futebol, a imprensa no país passou a abraçar a cobertura de inúmeras modalidades, fruto da evolução do país com resultados históricos em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos e diversas outras competições. Testemunhamos a chegada de uma geração cada vez mais especializada e preparada na cobertura esportiva, tornando a relação entre jornalistas e as fontes de informação cada vez mais “intensa” e, em muitos casos, “tensa”.
Diante de uma demanda crescente por informações, tornou-se comum que clubes, entidades esportivas, promotores de eventos e atletas busquem apoio de agências ou profissionais especializados em comunicação e marketing para ajudar no relacionamento com a imprensa. É neste contexto, que surgem também alguns pontos preocupantes nesta relação.
Ao contrário de outros tempos, quando o jornalista tinha um contato direto com suas fontes, hoje em dia nada acontece sem a intermediação do assessor de imprensa. Não se trata de uma burocracia desnecessária. Isso é positivo porque ajuda o jornalista com o municiamento de informações e dados corretos para a produção de suas matérias, e de outro lado ajuda a preservar a imagem do cliente.
Entre a cruz e a espada
Obviamente que a “culpa” pelos ruídos que existem na relação entre o universo do esporte e a mídia não se concentra somente nos jornalistas. Uma parte considerável dos problemas é decorrente do desconhecimento de stakeholders sobre o significado do papel da imprensa. Cerceamento de trabalho, pedidos de direitos de resposta indevidos e até mesmo tentativas de censura não são práticas incomuns.
Por tudo isso, o papel de uma agência de comunicação torna-se fundamental no universo do esporte. A presença de profissionais que entendam a realidade e a necessidade das editorias de esporte para atender este tipo de cliente é quase uma condição obrigatória, não apenas na produção de conteúdo como no conhecimento do mercado.
Acrescente-se a isso à necessidade de saber trabalhar com diferentes estratégias adequadas a estes novos tempos, como o relacionamento com influenciadores especializados em esporte. Entre as novas ferramentas disponíveis e bastante eficientes, treinamentos de porta-vozes, algo tão comum no mundo corporativo, já começam a se tornar uma prática recorrente no universo esportivo.
Se você atua no mercado do esporte e considera um grande desafio a relação com a mídia, venha tomar um café conosco e conheça as soluções da Race Comunicação.