Por Maira Manesco
O clima interno ou clima organizacional é o que determina a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras dentro do ambiente de trabalho, e também inclui o sentimento destas pessoas pela própria empresa. Ele é tão importante que mantê-lo agradável deve ser considerado meta para todos os gestores.
Em um mercado onde a competitividade é crescente, saber gerenciar o relacionamento com os stakeholders – neste caso, os funcionários – é o ponto-chave para o sucesso. Por isso, é importante conciliar os interesses da organização, como eficiência, produtividade e lucro, com os interesses e anseios dos colaboradores, como realização e bem-estar pessoal e desenvolvimento profissional.
Estando cientes do que os funcionários pensam em relação a tudo que envolve a organização, é possível melhorar o ambiente de trabalho, a qualidade de vida das pessoas que nele trabalham e, dessa forma, ampliar o nível dos serviços e produtos oferecidos pela empresa aos seus clientes. De maneira simples, podemos dizer que se o clima for bom, os colaboradores se engajam e passam a valorizar suas atividades diárias, tornando o clima mais agradável e inovador, o que gera maior valor para os negócios da organização.
Quando uma empresa passa a valorizar as pessoas, dando maior destaque a elas, é possível notar que o clima interno se torna mais harmonioso, e assim a empresa pode atingir o sucesso de forma mais rápida, sem se esquecer do seu lado humanizado junto aos colaboradores. Além disso, o bom clima organizacional pode diminuir o turnover e o absenteísmo, incentivando o trabalho em equipe e a participação dos funcionários.
* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.
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