Por Filipe Andrade
Todos aqueles que, no dia a dia, utilizam produtos audiovisuais como ferramenta de comunicação já utilizaram o storyboard em determinado momento. No entanto, nem todos sabem exatamente o que é e qual a sua finalidade.
O storyboard é um guia visual que traz as principais cenas de um produto audiovisual de forma rápida e objetiva. Ou seja, uma espécie de histórias em quadrinhos que retrata, na íntegra, o conteúdo de um material audiovisual. A intenção dessa ferramenta é oferecer uma ‘prévia’ daquilo que será produzido, dando uma noção mais exata possível do produto final.
Depende dele, portanto, o resultado do produto desde o início de sua execução, pois é a partir dele que se saberá o que será empreendido no projeto em desenvolvimento.
A roteirista Bruna Cataldi, ao escrever para o blog do Anima Mundi, explica que o storyboard é o “responsável pelo planejamento dos cenários, podendo reaproveitá-los e assim economizar tempo e energia dos profissionais envolvidos”.
Trata-se, portanto, de uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de um produto audiovisual. Essa importância é evidenciada pela especificidade deste meio de comunicação. Um processo caro, exaustivo e essencialmente coletivo. Sendo assim, o storyboard é o responsável por possibilitar mais controle sobre o resultado de um produto audiovisual.