Pesquisar
Close this search box.

O que é um storyboard?

Por Filipe Andrade

Todos aqueles que, no dia a dia, utilizam produtos audiovisuais como ferramenta de comunicação já utilizaram o storyboard em determinado momento. No entanto, nem todos sabem exatamente o que é e qual a sua finalidade.

O storyboard é um guia visual que traz as principais cenas de um produto audiovisual de forma rápida e objetiva. Ou seja, uma espécie de histórias em quadrinhos que retrata, na íntegra, o conteúdo de um material audiovisual. A intenção dessa ferramenta é oferecer uma ‘prévia’ daquilo que será produzido, dando uma noção mais exata possível do produto final.

Depende dele, portanto, o resultado do produto desde o início de sua execução, pois é a partir dele que se saberá o que será empreendido no projeto em desenvolvimento.

A roteirista Bruna Cataldi, ao escrever para o blog do Anima Mundi, explica que o storyboard é o “responsável pelo planejamento dos cenários, podendo reaproveitá-los e assim economizar tempo e energia dos profissionais envolvidos”.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de um produto audiovisual. Essa importância é evidenciada pela especificidade deste meio de comunicação. Um processo caro, exaustivo e essencialmente coletivo. Sendo assim, o storyboard é o responsável por possibilitar mais controle sobre o resultado de um produto audiovisual.

Veja aqui um exemplo de Storyboard.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »