Ritos de comunicação no engajamento de funcionários

Por Maira Manesco

Rito é um conjunto de atos formalizados, expressivos, portadores de uma dimensão simbólica, explica a antropóloga francesa Martine Segalen em seu livro Ritos e Rituais Contemporâneos. O rito acontece em um momento particular com ações únicas que beneficiam e motivam um grupo de pessoas.

Sendo assim, os ritos podem ser importantes ferramentas de integração entre as pessoas. No mundo corporativo, incentivam o engajamento dos funcionários – especialmente quando usados como peça-chave na comunicação interna – fazendo-os se sentirem parte da organização.

Alguns dos ritos mais comuns e que podem ser aplicados para estimular o público interno são:

Rito de Comemoração: pode acontecer no início ou no final de um projeto, no aniversário da empresa, quando uma meta é alcançada, quando há uma conquista etc. Este rito pode ser, por exemplo, um brunch especial para os funcionários.

Rito de Integração: tradicional em muitas empresas, acontece em formato de reunião com os novos colaboradores, que passam o primeiro dia de trabalho conhecendo a empresa, seus produtos e serviços.

Rito de Reforço: serve para estimular, aumentar o “pique” dos funcionários. Geralmente usado quando é preciso uma dose a mais de motivação para alcançar metas e aumentar os esforços da equipe para completar projetos. A empresa pode, por exemplo, propor uma ação externa que mostre aos funcionários como o trabalho em equipe pode ampliar os resultados. Escape games, como o Puzzle Room, são ótimas alternativas.

Rito de Passagem: ajudam na transição de status dentro da organização, por exemplo, quando um estagiário é efetivado e toda equipe sai para almoçar junta para celebrar esta conquista.

Estes são alguns exemplos de atividades planejadas que têm consequências práticas e expressivas, tornando a comunicação organizacional mais sensível. Independentemente da forma, uma coisa é certa: é importante que as empresas invistam tempo e esforços para agradar e engajar o público interno.

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e acompanhe os posts do blog Race Comunicação.

Posts relacionados

Ouvindo podcast

Por que podcasts?

por Thiago Eid   Aqui, vamos mostrar como essa ferramenta pode transformar as estratégias de marketing de conteúdo e impulsionar negócios Nos últimos anos, os

Leia mais »