Por Rogério Artoni
Antes de responder a essas perguntas, faça uma avaliação e veja se o que sua empresa realmente precisa é de uma assessoria de imprensa. Muitas vezes as empresas precisam de outros serviços de comunicação ou mesmo de uma consultoria de comunicação. Por exemplo, uma empresa com um produto tão específico e pouco usual não terá muito espaço na mídia. Mesmo trabalhando da forma mais criativa possível o assunto do cliente, talvez uma assessoria de imprensa consiga conquistar bons resultados por um tempo determinado. Então, chegará o momento em que o assunto vai acabar ou o cliente não terá tanta coisa para falar todos os meses. Talvez, após uma consultoria, um contrato curto seja uma melhor opção ou mesmo um trabalho de comunicação integrada focando de forma mais intensa no site, com produção de conteúdo, SEO e campanha nos sites de busca.
Muitas vezes a contratação de uma assessoria de imprensa pode ser uma ótima solução para uma empresa, mas deve haver um alinhamento das expectativas, pois assessoria de imprensa não é apenas envio de release para jornalistas. Outro exemplo: algumas empresas de assessorias de imprensa “garantem” X publicações por mês. CUIDADO! Qualquer assessoria pode garantir um número mínimo de publicações em veículos de baixíssima relevância para o cliente. Então, na avaliação do cliente, o número garantido veio, mas o resultado esperado não. Por quê? Simples, falta um alinhamento entre o seu público de interesse e onde as matérias sobre o seu produto devem sair.
Imagine que você tem uma empresa de laticínios e a sua assessoria de imprensa conseguiu uma matéria no maior veículo farmacêutico do Brasil. É um bom resultado? Sem dúvida seria se o seu mercado fosse o farmacêutico, mas se não tem nenhuma relação com o seu setor, qual é a relevância dessa publicação? NENHUMA. Então, se a sua assessoria de imprensa não consegue resultados no seu setor, está na hora de você cobrá-la por mais resultados. Ou seja, a conta é simples. As publicações que sua assessoria de imprensa deve conseguir são aquelas voltadas para o seu público de interesse. Algumas vezes, para o seu negócio, uma pequena nota em um veículo segmentado pode ser uma publicação muito mais interessante do que uma página no maior jornal do Brasil.
* Rogério Artoni é Diretor na Race Comunicação.
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